Enquete

Quem da dupla Grenal vai se dar melhor em 2021?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


O ano par que virou impar – Sérgio da Silva Almeida

29 de dezembro de 2020 | Arquivado em Opinião | 36 views

Sérgio da Silva Almeida

         O post com a imagem do personagem do diabo da comissão de frente da escola de samba Gaviões da Fiel arrastando o intérprete de Jesus no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, com a frase: “Foi aqui que 2020 começou a dar errado!”, seguidamente apareceu nas redes sociais durante o ano. Será? Deus sabe!

         O certo é que no réveillon passado estávamos reclamando de 2019 e planejando nossas ações para 2020 (lembra?). Porém, não demorou para que um “inimigo oculto” nos mostrasse que 2020 não seria para conquistar tudo o que planejamos, mas para aprender a valorizar o que já temos. O apresentador Silvio Santos postou texto em sua página no Facebook: “Corremos tanto para sobreviver, e agora para viver temos que parar. Nunca tínhamos tempo para nada, e agora temos tempo e não podemos fazer nada”. Bem isso!

         Ao ler o suplemento especial “Retrospectiva 2020” do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, diário do qual sou articulista, logo de cara o título me chamou a atenção: “O Ano Existiu”. Diz o texto: “Não, leitor. Não caia na armadilha de querer riscar o 2020 de sua vida por causa das exceções provocadas pelo coronavírus. O ano existiu, sim. Não teve festas de aniversário, muitos eventos foram cancelados, aulas migraram da sala para a internet, muita gente perdeu o emprego e a vida e empresas de todo o tamanho apelaram para a reinvenção. Exatamente por tudo isso, os sacrifícios das pessoas, o cinto apertado na família e o fantasma do contágio rondando nossa casa, é que 2020 precisa ser lembrado”. E finaliza com mensagem conscientizadora: “Sofremos em 2020, mas quem aproveitou a aula saiu melhor para 2021”.

         Após ler a matéria, me veio à memória um ensinamento antigo do amigo surfista Flávio Boabaid, de Florianópolis: “Sérgio, a vida vem em ondas, e às vezes ela nos carrega para cima, outras vezes para baixo. Porém, quando você estiver por baixo, resista firme e não desista, pois as ondas da vida te levarão para cima novamente”.

Ao fazermos uma retrospectiva de 2020, que apesar de ser par está sendo um ano ímpar, esse conselho “cai como uma luva” e nos faz ter uma visão positiva para nossa vida. Portanto, neste fim de ano encorajo-o a olhar positivamente as possibilidades do futuro. E se as ondas da vida te levaram para baixo em 2020, tenha fé, pois em 2021 elas te levarão para cima novamente.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem