Enquete

Quem da dupla Grenal vai se dar melhor em 2021?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Minha sogra é 10! – Sérgio da Silva Almeida

29 de abril de 2021 | Arquivado em Opinião | 17 views

Sérgio da Silva Almeida

Conta-se que em um 28 de abril distante, o Presidente Jânio Quadros organizou um café da manhã para os funcionários de seu governo e permitiu que levassem a esposa e a sogra. Um deles levou a esposa e sua sucuri de estimação de nome “sogra”. O caso se tornou bastante popular na época e acabou virando um prato cheio para piadas e brincadeiras de mau gosto por associar a figura da sogra à cobra. Assim, o dia 28 de abril (dia do acontecimento) passou a ser conhecido no Brasil como o Dia da Sogra.

Não sei você, mas eu não sei onde enfiar a cara quando vejo um genro dizer na frente da sogra: “Vou comprar uma cama redonda pra minha sogra, pois cobra só dorme enrolada”. Eu me sinto constrangido pelo constrangimento da sogra, que geralmente esboça um sorriso amarelo, forçado, sem graça. E quer saber? Ainda que alguém diga: “As piadas que eu profiro são da boca para fora, pois minha sogra mora em meu coração”, ainda assim acho esse tipo de brincadeira desagradável. E não sou o único! Em 2010, o Distrito de Barnet, em Londres, aprovou uma lei que proíbe piadas de sogra. O Jornal britânico The Daily Telegraph publicou o documento onde autoridades londrinas baniram qualquer gracinha que ridicularize as sogras sob o fundamento de que “tais brincadeiras são de mau gosto por serem sexistas e desrespeitosas com as pessoas idosas da família”. Por lá, quem desrespeita a regra é multado, e os valores arrecadados são repassados para um Fundo de Amparo à Velhice (em Cachoeira poderia ser destinado ao Asilo Nossa Senhora Medianeira).

Há uma máxima que diz: “Os filhos podem fechar os ouvidos para os conselhos, mas abrem os olhos para os exemplos!”. Eu cresci vendo meu pai tratar minha avó com respeito. E nunca a vi intrometer-se na vida do casal. Talvez esse seja um dos motivos pelo qual eu e a mãe da minha esposa Marta sempre nos demos bem. Minha sogra, dona Geni, é 10!

Não tem receita pronta para o genro ter um bom relacionamento com a sogra. Porém, em Marau, minha amiga Natalina Gasparin Riggo, de 76 anos de idade, que tem três filhas casadas, me falou sobre um ditado italiano popular: “Chi vol el fruto, sbasse el ramo; Chi vol a fiola, incante a mama”. Fiz cara de quem não entendeu. Ela riu, e traduziu: “Quem quer a fruta abaixe o galho, quem quer a filha que agrade a mãe”. Fica a dica! 


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem