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Vila Nova do Sul recebe recursos do governo federal

20 de maio de 2020 | Arquivado em Geral | 274 views

Nos últimos dois meses, 23 municípios de várias regiões do Rio Grande do Sul receberam mais de R$ 2,2 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social para combater os efeitos da estiagem.

Até esta terça-feira (19), 389 municípios tinham situação de emergência decretada em função da seca. Destes, 268 cidades do Rio Grande do Sul têm reconhecimento federal, concedido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério.

As cidades de Centenário, Rio Pardo, Santana do Livramento, Sinimbu e Vila Nova do Sul receberam as garantias de aporte por portarias publicadas nesta terça, totalizando R$ 333,8 mil.

A maior parte vai para Santana do Livramento, conforme o Ministério. Serão destinados R$ 178,8 mil para a aquisição de 2,3 mil cestas básicas, a serem fornecidas à população atingida pela seca.

Rio Pardo receberá R$ 110,5 mil para garantir, além da compra de alimentos, o pagamento de aluguel de caminhões-pipa para abastecer comunidades.

Em Centenário, Sinimbu e Vila Nova do Sul, os recursos também serão investidos pelas prefeituras para assegurar a oferta de alimentos a famílias afetadas pela estiagem.

As cidades que já receberam os benefícios são:

  • Alegrete
  • Bagé
  • Candiota
  • Canguçu
  • Centenário
  • Cerrito
  • Cristal
  • Doutor Ricardo
  • Hulha Negra
  • Manoel Viana
  • Miraguaí
  • Mormaço
  • Morro Redondo
  • Pedras Alta
  • Piratini
  • Rio Pardo
  • Santa Margarida do Sul
  • Sant’Ana do Livramento
  • Santiago
  • São Jerônimo
  • Sinimbu
  • Unistalda
  • Vila Nova do Sul

Restinga Seca já está com seu pedido de recursos em processamento, aguardando somente a publicação da portaria do Ministério.

Como explica o Ministério, para receber o apoio emergencial, os municípios precisam obter reconhecimento federal da situação de emergência, e apresentar um plano de trabalho para a execução das ações.

Vale ressaltar que todas as etapas de preenchimento e envio da documentação necessária são bastante céleres e ocorrem por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Para receber recursos, Estados, Distrito Federal e Municípios precisam demonstrar (com documentos) a necessidade dos valores demandados; apresentar planos de trabalho; realizar todas as etapas previstas e prestar contas das ações realizadas.


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