Enquete

Você acha que fechando o comércio resolve o problema do Covid-19?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Um telefonema à criança que fui – Sérgio da Silva Almeida

25 de fevereiro de 2021 | Arquivado em Opinião | 43 views

Sérgio da Silva Almeida

            De uns anos pra cá, volta e meia tenho me feito a mesma pergunta: “Se eu pudesse fazer uma ligação para mim mesmo quando criança, quais conselhos daria?”. Hoje separei um tempo para refletir a respeito – aconselho você a fazer o mesmo. E por momentos até me emocionei. Eis o telefonema que eu daria à criança que fui:

            “Alô, Serginho! Estou ligando para te dizer algumas coisas que você precisa saber sobre seu futuro. Anota aí!

            Chegará uma determinada época que você terá pressa de crescer. Não caia nessa! Posso garantir que depois dos 50 você suspirará pela infância perdida.

            A escola não vai te ensinar sobre empreendedorismo e educação financeira. Portanto, quando entrar no mercado de trabalho, retire mensalmente de seus ganhos uma porcentagem para aplicação. Isso o deixará tranquilo para situações de emergência no futuro.

            Eu sei que não é fácil se abrir com os pais ou professores quando o assunto é bullying. Você é criança, e dói muito. Mesmo assim, não demore em pedir ajuda, pois você não vai conseguir se defender por conta própria. Caso sofra calado, as consequências serão isolamento, dificuldades no processo de socialização e necessidade de aceitação por parte das outras pessoas, o que comprometerá a estruturação da sua personalidade e autoestima. 

            Conheça o mais rápido que puder a carta que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos da cidade de Éfeso, onde aconselha: “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”. Dê valor aos seus pais e leve em conta suas orientações, aceite a autoridade deles e nunca os desrespeite em palavras ou ações.

E, por fim, coloque fé nos seus sonhos mais loucos. Você tem um grande potencial dentro de si. E nunca desista de seus objetivos por conta dos obstáculos que aparecerão em sua vida. Seus sonhos estão à sua frente e depende de você – somente de você – alcançá-los. Nada melhor que um dia após o outro e Deus à frente de tudo”.

E você, se pudesse fazer uma ligação para si mesmo quando criança, quais conselhos daria?


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem