Enquete

O Grêmio escapa ou não do rebaixamento?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Um momento eternizado numa caneca- Sérgio da Silva Almeida

23 de setembro de 2021 | Arquivado em Opinião | 36 views

No último dia 14, 45 estudantes de 11 escolas de ensino médio de Cachoeira do Sul participaram do PDA – Profissional do Amanhã. O projeto oportunizou aos jovens uma espécie de “test drive”, onde cada estudante pôde acompanhar a rotina de trabalho de um profissional com o intuito de definir qual carreira seguir. E segundo formulários de avaliação, apenas um participante não se identificou com a profissão pretendida. O aluno teve como anfitrião a UFSM, e concluiu que suas características e habilidades não combinam com as necessárias para ser engenheiro mecânico. E mudou de ideia: “Vou tentar Engenharia Elétrica”, relatou.

A escolha da profissão é uma decisão que deixa muitos jovens com a cabeça cheia de dúvidas e o coração angustiado. Dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), com base no Censo de Educação Superior, apontaram que cerca de 56% dos estudantes brasileiros que ingressaram em uma universidade acabaram desistindo no meio do caminho ou trocaram de curso no decorrer da graduação. O vereador Dudu Moyses, que durante a sessão da Câmara me entregou moção de cumprimentos por idealizar e desenvolver o projeto, disse na tribuna: “Não tenho dúvidas de que o PDA serviu para evitar o que aconteceu comigo, que no meio de uma faculdade entendi que não era a minha área e acabei desistindo do curso”.

Durante o dia, enquanto os anfitriões mostravam aos jovens seu dia a dia profissional, eu ia recebendo mensagens e fotos dos acontecimentos. E à noite, durante a entrega de certificados, o estudante Samuel Vargas, do Colégio Marista Roque, que sonha em ser físico e foi recepcionado na UFSM, me presenteou com uma caneca personalizada com o logo do PDA. Uma simples caneca, mas capaz de eternizar um momento tão especial. 


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

    Nome (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Mensagem