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SÃO SEPÉ Tempo

Troque o elevador pela escada- Sérgio da Silva Almeida

28 de outubro de 2021 | Arquivado em Opinião | 46 views

Pesquisa realizada pela Diet & Health Under Covid-19, em 30 países, mostrou que 31% das pessoas ao redor do mundo engordaram durante a pandemia. Nosso país ficou em primeiro lugar, com 52% de brasileiros que ganharam peso durante o período. Os principais motivos pelos quais muita gente ficou rechonchuda foram a redução da prática de atividades físicas e o descuido com a alimentação (os “assaltos” noturnos à geladeira se tornaram rotineiros).
 
Aqui em casa todos estão acima do peso e tentando encontrar motivação para unir alimentação e exercícios físicos em prol da eliminação de gordura, pois sabemos que para emagrecer não basta apenas parar de comer. 

Eu, que “fiquei pançudo”, voltei a caminhar e correr na rua e a bater uma bolinha com os amigos aos sábados. Minha esposa Marta, que declarou briga contra a balança, retomou as atividades físicas na academia. E o José, nosso filho caçula de 15 anos de idade, começou a jogar basquete duas vezes por semana, e a contar com um acompanhamento nutricional de uma profissional e já conseguiu perder peso. Além de colocar no prato uma alimentação equilibrada livre de lactose, açúcares e carboidratos, um de seus objetivos é alcançar a meta de 10 mil passos ao longo do dia (de acordo com especialistas, caminhar 10 mil passos por dia queima cerca de 300 calorias). 

Ainda, no melhor estilo “famílias inteligentes emagrecem juntas”, trocamos o elevador pela escada. Isso mesmo! Deixamos o elevador de lado e, por morarmos no sexto andar de um prédio, estamos subindo e descendo seis lances de escada, com nove degraus cada, várias vezes por dia (subir um degrau queima cerca de 0,15 calorias e descer, 0,05), e tonificando os músculos, consumindo calorias, detonando gordura e dando uma secada legal. A prática de subir e descer escadas ativa inúmeras partes do organismo que permaneceriam inertes caso pegássemos o elevador.
 
Assim sendo, fica a dica para quem também ganhou uns quilinhos no último ano: se o ponteiro da balança subiu, subir escadas pode ser um bom exercício para favorecer a perda de peso.


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