SMEC realiza acolhimento de volta às aulas

4 de fevereiro de 2021 | Arquivado em Geral | 411 views

A pandemia veio como um desafio e nos obrigou a viver em isolamento social. Com o fechamento das escolas, estudantes e educadores vivenciaram experiências completamente novas e inesperadas.

Assim como em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Secretaria Municipal de Educação de São Sepé trabalha para retomar as atividades nas escolas a partir de março. Pensando nisso, um acolhimento de volta às aulas foi realizado nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, na Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho.

No período da manhã, a ação foi voltada para atendentes de creches, monitores de apoio às crianças, diretores e secretárias de escolas. À tarde, reuniu motoristas, cozinheiros, serviços gerais e demais funcionários da SMEC. O link do meet foi disponibilizado para profissionais dos grupos de risco que não puderam comparecer ao evento.

O encontro foi organizado para apresentar a nova equipe da secretaria e orientar os presentes sobre as medidas de segurança que deverão ser tomadas nas escolas. De acordo com a Secretária de Educação, Márcia Aires, desde o início a SMEC trabalha pensando no recomeço das aulas da rede municipal, estadual e particular de São Sepé.

Em um primeiro momento, a secretaria adotará o modelo híbrido de educação – com turmas divididas em um revezamento entre aulas presenciais e remotas. Com a proposta, um grupo de estudantes acompanha a aula presencial na escola e outro grupo participa da mesma aula, simultaneamente, de maneira remota. As atividades serão escalonadas, com redução de 50% dos alunos presentes em sala, intercalando o grupo a cada 3 dias. “A secretaria irá respeitar os direitos das famílias que optarem por não mandar as crianças para a escola. As mesmas, receberam todo o suporte das aulas, assim como já foi realizado durante o ano de 2020”, destacou Márcia.

Após os primeiros 20 dias de aula, serão avaliados os números de casos de Coronavírus no município, havendo assim, a possibilidade de mudar novamente o calendário escolar. Ainda conforme Márcia Aires, foi solicitado no Estado a antecipação da vacina contra o vírus para os profissionais da educação.

Na ocasião, as educadoras especiais Ronise Venturine Medeiros e Jordana Lima conversaram sobre a importância de toda equipe de trabalho na vida das crianças e criaram estratégias de convívio pós-pandemia. Também ocorreu uma conversa sobre os cuidados dentro das escolas, com a representante da Coordenação Epidemiológica de São Sepé, Caroline Gonçalves.

Na sexta-feira, 5, acontece um novo encontro com diretores de escolas, para orientações sobre o retorno das atividades escolares.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem