Enquete

Para você o que é mais importante na vida?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Ser adulto é saber o que é IPTU- Sérgio da Silva Almeida

15 de janeiro de 2020 | Arquivado em Opinião | 44 views

Dia 15 de janeiro se comemora o Dia do Adulto. Ué, escrevi “comemora”? Peraí, vou começar novamente. Dia 15 de janeiro é o Dia Nacional do Adulto. O objetivo da data é celebrar esta importante fase da vida e nos levar a pensar sobre as responsabilidades e os compromissos que a “vida adulta” implica. 

Quando eu era criança, queria crescer logo, virar gente grande. Aos 10, fazia picolé em forminhas de gelo e vendia para os fregueses do bar da minha mãe. Aos 12, escrevia a mão um jornalzinho que levava aos tios e primos da cidade as notícias do interior. Minha mãe despachava o semanário via Correios. O dinheirinho arrecadado com as assinaturas eu colocava no cofrinho em forma de latinha de refrigerante da Apesul e meu pai depositava na minha caderneta de poupança. Aos 15, dava meu jeito para entrar no cinema e assistir a filmes proibidos para menores de 18 anos. Eu era guri, mas não via a hora de ser adulto.

Porém, agora que sou adulto, confesso que volta e meia sinto saudades da época de criança. No mundo dos adultos, preciso sacrificar desejos pelas necessidades. E quando era criança, minha maior preocupação era saber se a frase que dona Amália dizia: “Entra filho, mãe não vai te bater”, não era fake news. Além, é claro, que os joelhos ralados de uma criança curam mais rápido que um coração partido de um adulto. Será esse o motivo de o Dia da Criança ser a segunda data mais esperada pelo comércio, mas o Dia do Adulto passar em branco?

No início do ano, recebi os boletos do IPTU. Meu filho José, de 13 anos, perguntou o que é IPTU. Expliquei que é um imposto que os adultos têm de pagar por serem donos de imóveis. Ele fez cara de quem não entendeu. Ontem, quando estava escrevendo esse texto, perguntei ao José o que é ser adulto. Ele me olhou com um ar de quem tem a resposta na ponta da língua, e, ingenuamente, respondeu: “Ser adulto é saber o que é IPTU!”. Eu ri e pensei: “Ah, se fosse só isso!”. 


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem