Enquete

O alerta do coronaviris está mudando a sua rotina?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Semana da Mulher foi um sucesso de público e expectativa

12 de março de 2020 | Arquivado em Geral | 270 views

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 08 de março, a Câmara Municipal de São Sepé, homenageou na noite da última quarta-feira, 11, durante Sessão Solene Especial, cinco “Mulheres de Destaque” com uma placa alusiva a data e um buquê de rosas, destacando a importância da “Mulher” no contexto social e comunitário.

As homenageadas foram indicadas pelas Comissões Parlamentares Temáticas da Câmara, receberam moções: a professora Carmelina Leão Jaime, a agricultora Elisiane de Melo Neves, a técnica em enfermagem Loreci dos Santos Cante, escrivã judicial Odete Solange Adamy de Andrade e a bombeira militar Susiéli Rossato Braga de David.

A solenidade contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 1ª Vara Judicial da Comarca de São Sepé, Francisco Schuh Beck e da Excelentíssima Senhora Doutora Defensora Pública da Comarca de São Sepé, Cláudia Alves Rocha, além da presença do prefeito, senhor Leocarlos Girardello, de autoridades e comunidade em Geral. A presidente da Câmara, vereadora Maria Ecilda Braga da Silveira, destacou a importância da comemoração do Dia da Mulher, momento em que as atenções de toda a comunidade se voltam para as histórias de vida e de luta das mulheres de São Sepé.

As homenageadas

A primeira homenageada da noite foi a Carmelina Leão Jaime, ela foi indicada pela Comissão de Educação e Cultura, presidida pelo vereador Paulo Nunes, tendo como relator a vereadora Zilca Camargo e o secretário Humberto Pires Stoduto. Carmelina é professora aposentada e atualmente participa ativamente do Conselho Municipal do Idoso e do Sindicato dos Professores Municipais.

Logo em seguida a homenagem foi para a agricultora Elisiane de Melo Neves, a representante da agricultura familiar recebeu a homenagem das mãos dos vereadores que compõem a Comissão de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, presidente o vereador Gilvane Moreira, relator o vereador Lauro e o secretário Luiz Otávio Picada Gazen.

A terceira homenageada da noite foi a senhora Loreci dos Santos Cante. Ela técnica em enfermagem e atuante na área de saúde junto ao Hospital Santo Antônio teve sua indicação pela Comissão de Saúde e Assistência Social, presidida pelo vereador Werther Vargas Filho, relator Lauro Ouriques e secretária Zilca Camargo.

A indicada pela Comissão de Segurança Pública foi a soldada Susiéli Rossato Braga de David. Ela é pós graduada na área de Educação Física e atualmente soldada do 3º Grupamento de Bombeiro Militar na cidade de São Sepé. Susiéli foi indicada pela Comissão que é presidida pelo vereador Luiz Otávio Picada Gazen, relator Renato Rosso e secretário Elcio Teixeira.

Encerrando as homenageadas da noite, a Odete Solange Adamy de Andrade foi a indicada pela Comissão de Constituição, Justiça, Finanças e Orçamento. Odete Solange é Escrivã Judicial na 1ª Vara Judicial da Comarca de São Sepé. A Comissão é presidida pelo vereador Elcio Aires Teixeira, relator Werther Vargas Filho e secretário Renato Rosso.

19ª Semana da Mulher

A cerimônia destacou a importância da Mulher e o respeito que todos devem ter, para homenagear todas as mulheres sepeenses. As festividades da 19ª Semana da Mulher contou ainda com torneios esportivos de Futsal e Bocha, ação solidária no Lar do Idoso e palestras.

Futsal

Cerca de 80 atletas participaram do Torneio de Futsal. Os jogos realizados no Ginásio Municipal contaram com oito equipes participantes, divididas em dois grupos. A grande vencedora foi a equipe do Arsenal. A equipe venceu o time do Santa Izabel na decisão por 1×0 e conquistou mais um título no futsal feminino. As artilheiras do torneio foram Tamires e Aline, ambas da equipe Arsenal com 4 gols. Já a goleira menos vazada foi a Jennifer também do Arsenal.

Bocha

A final foi emocionante no Torneio Feminino de Bocha realizado no CTG Os Maragatos. Com o placar de 12×11, a dupla vencedora foi Darcila e Nila. O segundo lugar ficou com a dupla Lisiane e Erlene. A competição contou com seis duplas, entre as 13 mulheres inscritas.

Embelezamento

Na segunda-feira (09), foi dia de embelezamento no Asilo São Vicente de Paula. Na Semana da Mulher, as Vovós do Lar do Idoso receberam um tratamento especial de Beleza. Com apoio de profissionais da área cerca de 30 vovós tiveram uma tarde de rainha, onde cortaram cabelo, arrumaram as unhas, receberam brindes e ainda dançaram em um baile animado pelos músicos Joceli da Rosa e Rodrigo Ferreira. Todo o material usado foi doando por comerciantes e pessoas da comunidade.

Panfletagem

Com o apoio do CAPS 1 – A outra Casa foi realizada durante as palestras e também na manhã de quarta-feira (11), uma panfletagem sobre a saúde mental das mulheres. O material foi entregue pelos integrantes do CAPS.

Palestras


Em uma ação inovadora, a Câmara de São Sepé levou palestras sobre o empoderamento feminino para o Interior do município. Segundo a presidente da Casa, a vereadora Maria Silveira a iniciativa foi da presidência da Casa Legislativa, onde buscou o apoio da Emater/Ascar de São Sepé, no qual busca o entusiasmo e a valorização da mulher rural. As palestras foram ministradas pelo coaching Laureano Al Alam Neto e Mariana Marques Sebastiany, eles falaram sobre a dedicação e o empoderamento feminino e também pela defesa da vida das Mulheres. Além das exposições, as mulheres puderam se divertir com a dança, ministrada pela professora Roberta Bevilaqua. Mais de 200 mulheres participaram das atividades no Salão do São Judas Tadeus no Distrito de Jazidas, no Salão São José no distrito do Cerrito do Ouro e durante encerramento no Clube do Comércio, onde foi realizado o fim dos trabalhos da 19ª Semana da Mulher 2020.

A Presidente do Legislativo agradeceu o apoio e a presença de todos os envolvidos. “Quero deixar o nosso muito obrigado a todas as pessoas envolvidas durante estes 15 dias de atividades. Pessoal que ajudou na organização das atividades esportivas, das palestras e da Sessão Solene através dos meus colegas e funcionários da Casa, comunidade e comerciantes, o nosso muito obrigado”, finaliza Maria Silveira.

Fonte: Câmara de Vereadores de São Sepé


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem