Enquete

O Grêmio escapa ou não do rebaixamento?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Se preocupar ou planejar? Sérgio da Silva Almeida

26 de agosto de 2021 | Arquivado em Opinião | 25 views

Uma economia globalizada exige profissionais cada vez mais qualificados, portadores de atitudes como liderança, criatividade, iniciativa e inovação, capazes de atender às exigências do mercado. Como se vê, com a competição cada vez mais acirrada, tudo ficou mais difícil.

O problema é que há pessoas vivendo na ilusão de que voltará o tempo em que as coisas eram fáceis. Não caia nessa! O que era fácil já foi feito. Para nossa geração restou o que é difícil. Então, ou mudamos ou morreremos um pouco a cada dia até nos tornamos um “dinossauro” para o mercado.


Se a estrada rumo ao sucesso tem que ser assim, penso que existem duas formas de olhar o amanhã: uma é se preocupar, a outra é planejar. Eu prefiro a segunda opção já que o fato de ter um plano aumenta as chances de agir no sentido desejado. Mas cuidado! Preocupação é uma reação. Planejamento é uma ação. E todo bom planejamento começa com uma avaliação daquilo que foi realizado e a definição das metas a serem atingidas.

No entanto, é preciso entender o que significa planejamento. Muitos pensam que planejar é prever o futuro. Errado! Planejar é elaborar um programa de metas e escrever o que se espera para o futuro. É decidir de antemão qual é e como será a sua vitória.

Como aconselhou o escritor Frank Tyger: “Seu futuro depende de muitas coisas, mas depende principalmente de você”. Mas se lembre! Meta é onde se quer chegar. Planejamento é como se vai chegar. E uma visão com ação pode transformar o seu mundo.


É como a história do menino que toda noite apanhava seu bodoque, caprichava na pontaria, esticava ao máximo as tiras de borracha e disparava na direção da Lua. A pedra caía metros adiante, mas ele, dia após dia, perseverava, até que um homem o interpelou:

“Menino doido! Por que você não para com essa bobagem? Não vê que nunca acertará a Lua?”. O garoto sorriu e rebateu: “Eu sei, mas a cada vez vou atirar a pedra mais perto dela.”.
E você, como está olhando o amanhã? Lembre-se: Preocupação é uma reação. Planejamento é uma ação.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

    Nome (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Mensagem