Enquete

Você acha que fechando o comércio resolve o problema do Covid-19?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


São Sepé busca projetos no Ministério da Cidadania

6 de abril de 2021 | Arquivado em Geral | 70 views

O diretor do Ministério da Cidadania, Carlos Henrique Menezes Sobral, recebeu as demandas de São Sepé, levadas pelo Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Leandro Gonçalves, na manhã de segunda-feira, dia 5.

Os pedidos foram para a concepção de um programa voltado para a juventude. Na oportunidade, o município buscou se enquadrar nas políticas de esportes e cultura, dentro do que o Ministério denomina Estação Cidadania.Conforme o diretor, o orçamento da União, que destina verbas para estes projetos, será sancionado pelo presidente da República até o dia 22 de abril, mas as demandas dos municípios já estão sendo processadas. “São Sepé quer utilizar vários programas em uma só política municipal, é uma ideia ótima e vamos ajudar na sua viabilização”, disse Sobral.

Foram apresentados projetos do município para Jiu Jitsu nas escolas, cursinho pré vestibular municipal e programas anti drogas. Todas estas ações tem interface com o Ministério. Para Leandro, este é o primeiro passo. “Apresentamos nossas expectativas e, junto com o diretor, traçamos uma estratégia de atender as metas do Ministério. Encaminhamos vários pedidos e tenho certeza que poderemos contar com algo já no orçamento deste ano”, concluiu. 

Creche do Bairro Lôndero

O processo de finalização da obra da Creche Dona Anita, no Bairro Lôndero, teve novo andamento. Em audiência no FNDE em Brasília, o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico de São Sepé, Leandro Gonçalves, e o Diretor da Autarquia, João Elício Nogueira Terto, finalizaram o cadastramento técnico que oportunizará o município a dar sequencia na obra. Os engenheiros da Prefeitura não estavam conseguindo fazer esta atualização de cadastro desde outubro de 2020.

Há uma pendência financeira de R$ 565 mil com a empreiteira dos serviços, por falta de repasses do FNDE, além da contrapartida do município. Ainda existe uma possibilidade de o projeto perder os recursos pela extinção do convênio que, pelo contrato vigente, termina dia 30 de abril. “Desde janeiro buscamos resolver as pendências técnicas deste processo, que já foi anunciado, inclusive, como finalizado. Faltavam relatórios de fiscalização e, por isso, falta dinheiro na conta do convênio. Depois de muita tentativa sem êxito, o prefeito João Luiz determinou que viéssemos pessoalmente aqui e fizéssemos todos os ajustes na frente dos analistas do FNDE. Só assim conseguimos dar os encaminhamentos”, disse Leandro.

A expectativa é que o FNDE aprove nesta semana a inclusão de mais um técnico da Prefeitura no sistema de acompanhamento de obra e, na semana que vem, seja analisado o pedido de prorrogação de prazo para conclusão da creche. “A meta é finalizar isso ainda no primeiro semestre, com o pagamento dessa pendência com a empresa e conserto das coisas que não estão boas na obra”, disse Leandro. Para o diretor João Elício Nogueira Terto, “estaremos acompanhando esse projeto para que o município não fique, mais uma vez, parado na burocracia”, concluiu.

A obra – inaugurada no último dia do ano passado – ainda tem pendências estruturais que impedem seu uso, além de não estar equipada com mobiliário e outros equipamentos necessários para o seu funcionamento. Recentemente, o vice-prefeito Fernando Vasconcellos e a secretária municipal de Educação Márcia Aires visitaram o local e detectaram os problemas já apontados pelo setor de engenharia. A empresa se comprometeu corrigir todas as deficiências para que a Prefeitura emita o Termo de Recebimento Definitivo da obra.

Informações: A. I. Prefeitura Municipal 


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem