Enquete

Quem da dupla Grenal vai se dar melhor em 2021?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


RS terá predomínio de sol, instabilidade isolada pode ocorrer

26 de fevereiro de 2021 | Arquivado em Geral | 85 views

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira com períodos de céu azul, mas parte do dia deve ter a presença de nuvens esparsas, especialmente na Metade Norte. Não se descarta chuva muito isolada da tarde para a noite no Norte e no Nordeste do Estado, em regiões como os Aparados da Serra e o Alto Uruguai.

O tempo aberto na madrugada favorece um maior resfriamento e o amanhecer será ameno e com chance de neblina localizada em pontos do Sul e do Leste do Estado. A tarde, por sua vez, será de calor na região.

As mínimas rondam os 13ºC em São José dos Ausentes e os 14ºC em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 32ºC em Alegrete e 33ºC em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18ºC e 32ºC.

Quase todo o Rio Grande do Sul teve um janeiro com chuva acima a muito acima das médias históricas, conforme a localidade, padrão que se manteve na primeira metade de fevereiro agora. Esta semana, contudo, marca o começo de um período em que ocorre uma diminuição dos índices de precipitação no Estado.

Há uma inclinação por se pensar que sob La Niña há estiagem e havendo El Niño haverá muita chuva, mas a equação da previsão de precipitação envolve muito mais que a situação do Pacífico. Há outros fatores que influenciam a chuva. Um dos principais responde pela sigla OMJ, ou Oscilação de Madden-Julian. É área de maior instabilidade atmosférica que dá volta ao redor do mundo pelos trópicos a cada 30 a 60 dias.

Quando a OMJ passou pelas nossas longitudes da América do Sul em janeiro e no início deste mês houve um substancial aumento da chuva no Rio Grande do Sul. Agora, após a oscilação intrasazonal avançar para a África e de volta ao Índico, a chuva diminuiu. E as projeções que novo pulso da OMJ somente passaria novamente pelas nossas longitudes na segunda metade de março.

Por isso, a perspectiva é que neste final de fevereiro e na primeira quinzena de março haja uma redução da chuva no Estado. Não vai deixar de chover, mas choverá com menores frequência e volumes na maioria das cidades. Na segunda metade de março, a chuva no território gaúcho poderia voltar a ter um aumento em intensidade e frequência.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem