Enquete

Você acha que fechando o comércio resolve o problema do Covid-19?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Reunião da Famurs: Prefeito aponta motivos para contrariedade da privatização da Corsan

1 de abril de 2021 | Arquivado em Geral | 72 views

A Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, reuniu 317 gestores municipais na manhã desta quarta-feira, 31 de março, em um encontro virtual para discutir os serviços de água e esgoto fornecidos pela Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN). Na pauta, foi abordada a possibilidade de privatização da Corsan, impactos para os municípios e o cronograma de tramitação do projeto na Assembleia Legislativa.

O Prefeito João Luiz Vargas foi o primeiro a se manifestar, comunicando o envio de um ofício ao Secretário Estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, com a retirada da operação do município de São Sepé da modelagem da privatização da Corsan.

De acordo com o prefeito, São Sepé mantém um contrato com a companhia com cláusulas válidas e vigentes e a privatização anunciada sem nenhum diálogo com o município impacta o contrato firmado, podendo ocasionar uma crise institucional.

“No município, a companhia trabalha com um aspecto social muito importante para as comunidades mais carentes. Nos bairros Cristo Rei e Schirmer, por exemplo, a Corsan já criou a rede de esgoto e trabalha na estratégia de iniciar a tarifa social. Hoje, os investimentos só acontecem por se tratar de uma empresa pública”, destacou João Luiz.

Ainda nesta quarta-feira, a Famurs divulgou a solicitação de suspensão da tramitação da PEC 280/2019. Conforme divulgado pela federação, o destino da Corsan não pode ser decidido sem participação dos municípios. “Até que este diálogo seja realizado e o projeto apresentado com clareza e transparência, solicitamos ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa do RS a suspensão da tramitação da PEC que extingue o plebiscito”. 


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem