Enquete

Você acha que o Grêmio consegue esse ano o acesso a Série A?

Ver resultado

Carregando ... Carregando ...
SÃO SEPÉ Tempo

Retorno presencial das atividades acadêmicas e Calendário UFSM 2022 são aprovados pelo CEPE

15 de fevereiro de 2022 | Arquivado em Educação e Cultura | 108 views

Em reunião que ocorreu na manhã e no início da tarde desta terça, dia 15/02, o Conselho Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM aprovou o calendário de 2022 e definiu o retorno às aulas presenciais para o dia 11/04/2022. Para tal, a universidade exigirá a comprovação do esquema vacinal completo, que poderá ser a carteira de vacinação ou apresentação do comprovante através do aplicativo Conectesus, para acesso e permanência da comunidade universitária nas dependências da instituição.

Neste ano, as aulas do primeiro e segundo semestre serão presenciais. Todavia, poderão ocorrer atividades à distância, desde que estas compreendam até 40% da carga horária total do curso, conforme previsto na Legislação Nacional, mediante processo simplificado e temporário que será regulado por instrução normativa da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em consonância com a legislação nacional e as normativas da UFSM.

Sobre a aprovação, o reitor, Luciano Schuch, comentou: “Desde a suspensão das atividades presenciais, há mais de dois anos, nós vínhamos discutindo o retorno presencial, porque essa é a essência da nossa instituição. Não somos uma universidade que trabalha de forma remota, por mais que tenhamos um núcleo muito forte de ensino à distância, a UFSM é uma universidade presencial.”

Durante as atividades internas deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 metro. Além disso, os alunos deverão usar qualquer tipo de máscara dentro das dependências da instituição. Em situações excepcionais, essa distância poderá ser diminuída para 1 metro. Nesse caso, os alunos deverão usar máscaras do tipo N95 ou PFF2. A UFSM fornecerá, em ambos os casos, as máscaras adequadas para todos os alunos com Benefício Socioeconômico (BSE).

CALENDÁRIO ACADÊMICO

O novo calendário acadêmico tem início no dia 11/01/2022 e terminará no dia 04/02/2023. O intervalo entre os semestres vai ser de 20 de agosto de 2022 até 12 de setembro de 2022. A partir do início do primeiro semestre de 2022, o Regime de Exercícios Domiciliares (REDE) será revogado, bem como todas as suas disposições e aplicações, no intuito de possibilitar o retorno das atividades acadêmicas. 

Em virtude do período de transição e para fins de manutenção do BSE, permanecerão flexibilizadas apenas os prazos e números de trancamentos, as disposições referentes ao Plano de Acompanhamento Pedagógico (PAP) e a carga horária mínima para matrícula até o fim do primeiro semestre de 2022.

CALENDÁRIO SUPLEMENTAR

O calendário suplementar, que teve início em junho de 2021, vai durar até o final do segundo semestre de 2022. Assim, os cursos da UFSM, caso tenham plano de contingência de sua unidade aprovado, poderão propor, em consonância com os departamentos didáticos, a estratégia de recuperação das atividades práticas que não puderam ser realizadas por meio do REDE, de maneira condensada, modular, gradual e escalonada, de acordo com a realidade e necessidades particulares de cada curso. Essa decisão se estenderá aos cursos de pós-graduação da universidade.

O documento completo, com todas as informações, será divulgado pela UFSM nos próximos dias.

Fonte – Assessoria de Imprensa Unidade de Comunicação Integrada Universidade Federal de Santa Maria


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

    Nome (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Mensagem