Realizada aula inaugural do Curso em Agronegócio 2019
22 de março de 2019 | Arquivado em Rural | 471 views

Aula inaugural com alunos de diversas cidades da região – Fotos Luís Garcia
Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 22 de março, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) realizou a aula inaugural da turma de 2019 do Curso Técnico em Agronegócio elaborado em parceria com a Rede E-Tec Brasil no Polo de São Sepé. O Curso tem como objetivo formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira.
Alunos de São Sepé e de diversas cidades da região estão participando e buscando se qualificar com objetivo de melhor a gestão na propriedade.
O presidente do Sindicato Rural de São Sepé, José Aurélio Silveira, supervisor do Senar, Gilmar Desconzi e o professor Claudio falam aos alunos da importância desse programa e as ações que serão desenvolvidas no período de aprendizagem.
O presidente José Aurélio, que também é vice-presidente da Farsul, explicou aos alunos o funcionamento e estruturação do Pólo. Disse que os recursos investidos no Pólo, são oriundos da contribuição dos próprios produtores rurais e que não existe nenhuma participação de órgãos públicos. Sobre o curso, José Aurélio disse que a proposta é formar cidadãos, comprometidos com a comunidade rural, contribuindo para o fortalecimento do campo.

Alunos do Curso Técnico em Agronegócio

Rafaela Posser, Gilmar Desconzi, José Aurélio Silveira e professor Cláudio Rocha.
SOBRE CURSO:
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer a realidade do meio rural e as peculiaridades das atividades produtivas do agronegócio brasileiro.
- Identificar as principais potencialidades, limitações e desafios futuros do agronegócio e das principais cadeias produtivas da agropecuária brasileira.
- Analisar problemas em sistemas e processos de gestão e de produção agropecuária.
- Reconhecer os processos e sistemas agroindustriais e de melhoria da qualidade de produtos e serviços agropecuários.
- Aplicar técnicas de empreendedorismo com capacidade crítica, criativa e inovadora.
- Empregar técnicas de organização e distribuição eficiente do trabalho e dos recursos produtivos, visando à racionalização de processos, economia de custos e a maximização dos resultados.
- Planejar a gestão eficaz dos custos de produção.
- Identificar alternativas de investimento em projetos para orientar tomadas de decisões.
- Monitorar e avaliar pontos de controle de resultados.
- Identificar oportunidades e acompanhar planos e estratégias de marketing, visando à ampliação de mercados e/ou desenvolvimento de novos produtos e serviços.
- Identificar deficiências de conhecimento da equipe para solicitar capacitações e treinamentos.
- Aplicar técnicas de comercialização para melhorias de processos.
- Respeitar as normativas legais ambientais, saúde e de trabalho, bem como valores estéticos e éticos.
- Aplicar técnicas de gestão e de desenvolvimento de negócios rurais responsáveis e sustentáveis.
- Identificar as necessidades de melhorias no serviço de assistência técnica e extensão rural para negócios e estabelecimentos rurais.
- Reconhecer e aplicar os princípios que norteiam o associativismo, o cooperativismo e o sistema sindical, preconizados pelos Sistemas Nacionais de Aprendizagem.
- Operar sistemas de informações gerenciais de recursos humanos, físicos e materiais, utilizando ferramentas da informática básica, como suporte à operações organizacionais.