Enquete

O Grêmio escapa ou não do rebaixamento?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Quem faz a sua cabeça? Sérgio da Silva Almeida

24 de junho de 2021 | Arquivado em Opinião | 48 views

Sérgio da Silva Almeida

Terça-feira, a convite da direção do Colégio Ulbra São Pedro de Cachoeira do Sul, dei palestra para os líderes de turma. Fundamentado na frase que passa de geração a geração: “os jovens são o futuro da nação”, comecei minha fala confessando – para espanto de todos – que fui um aluno tímido, que sentava no fundão e relutava em participar de atividades em sala de aula. Levantar a mão para fazer ou responder uma pergunta então, nem a pau! 

E, utilizando vocabulário apropriado à idade, expliquei que liderança não está necessariamente atrelada ao cargo, mas sim a atitudes, entre elas respeitar os pais, professores e demais autoridades, já que o antiautoritarismo ilude a juventude, prometendo um mundo sem autoridade. Não praticar bullying, pois o aluno que tem boa imagem de si mesmo não necessita humilhar ou depreciar o colega com objetivo de se sentir poderoso. Tomar cuidado com o que se posta nas redes sociais, uma vez que isso pode se virar contra a pessoa. Proteger o patrimônio da escola, visto que depredar cadeiras e carteiras escolares ou pichar paredes com o propósito de deixar “sua marca” é um baita “tiro no pé”. E, por fim, o dito popular “se todo mundo faz, porque eu não vou fazer?” não influencia quem procura cultivar virtudes de liderança. 
 
No meu tempo de estudante, alguns frequentadores de aula (chamá-los de estudantes seria um exagero) desencaixavam das calotas o copinho das rodas dos Fuscas e saíam correndo rua afora. E zoavam de quem não fazia o mesmo. Um dia me enchi de coragem e com as mãos trêmulas, enquanto desencaixava a calota, ouvi um grito: “o que está fazendo, guri?”. O resto você já sabe: naquela tarde corri mais rápido que o recordista jamaicano Usain Bolt. E aprendi a refletir sobre quais influências recebo e o quanto elas “fazem minha cabeça”.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

    Nome (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Mensagem