Primeiros Grandes Campeões de raças começam a ser conhecidos na Expointer

7 de setembro de 2021 | Arquivado em Rural | 228 views

Quarto dia da Expointer e já são conhecidos os campeões de algumas raças de animais, como caprinos, ovinos, zebuínos. Entre os bovinos, raças como Angus, Braford, Hereford e Polled Hereford já têm os seus campeões…. Os julgamentos começaram no primeiro dia da exposição (04) e continuam até sexta-feira (10).

Entre os ovinos, que registraram uma das maiores representações neste ano, já são conhecidos os campeões de diversas raças… A Texel, que teve o maior aumento entre os ovinos, passando de 185 em 2019 para 192 neste ano, já tem o seu grande campeão. Amado 698, da Cabanha Don Amado, de Hulha Negra, e pelo segundo ano consecutivo. Clique aqui para conferir todos os resultados.

Campeão Campeão Dom Amado, da raça Texel
Campeão Campeão Dom Amado, da raça Texel – Prêmio entregue pelo presidente da ARCO, Edemundo Gressler Foto: Divulgação/Arco

Já os caprinos, que aumentaram também a sua participação de 2019 para este ano, de 45 para 47 inscritos, já saiu o grande campeão e a grande campeã da raça Anglo-nubiana, conquistado pela Cabanha Che Piá, da localidade de Walachay, em Morro Reuter/RS. “A Expointer é uma vitrine que ajuda a prospectar bons negócios. Através da feira, vendemos animais para fora do estado, principalmente para o nordeste”, afirma Jônatas Breunig, que junto com a esposa Jaqueline Schneck cria cabras desde 2017. Para o Parque, trouxe sete animais.

Caprinos da raça Anglo-nubiana da Cabanha Che Piá, de Morro Reuter, são campeões da Expointer
Caprinos da raça Anglo-nubiana da Cabanha Che Piá, de Morro Reuter, são campeões da Expointer – Foto: Imagens/Divulgação Cabanha Che Piá

Na manhã de hoje, marcada por chuva forte, as cabanhas Soldera, de Panambi (RS), e Recalada, de Capão do Leão (RS), conquistaram os grandes campeonatos nos rústicos Angus da Expointer 2021. Nesta edição, a raça teve 128 animais inscritos.

Julgamento da raça angus na Expointer
Julgamento da raça angus na Expointer – Foto: Eduardo Rocha/Associação Brasileira de Angus

Nas fêmeas PO, o título de trio grande campeão foi para a Cabanha Soldera, de Irmãos Soldera, de Panambi (RS). O mérito foi conquistado com o lote 9 (TE9077, 9071 e 9049). A propriedade ainda levou o título de terceiro melhor trio com o lote 4 (TE20128, TE20089 e 20163). “A ideia era apresentar o que a gente tem de melhor na propriedade”, frisou o sócio-proprietário da cabanha Didi Soldera. O criatório ainda fez dobradinha, conquistando o título de melhor fêmea PO com o animal de tatuagem 9071 (lote 9) e o de melhor macho PO com TE9147 (lote 15).

O título de trio reservado de grande campeão de fêmeas PO foi alcançado pela Cabanha Recalada, de Capão do Leão, com o lote 6 (257, 253, 250 e 282), que também levou o grande campeonato nos machos PO. “É um prazer voltar à Expointer. Acho que tivemos uma reestreia com muita qualidade. Uma representação bastante expressiva em termos qualitativos para a raça Angus, o que é muito importante”, destacou o criador Fábio Ruivo, referindo-se às limitações impostas pela Covid-19 que impediram a Angus de participar da feira de 2020.

Cleópatra é Grande Campeã na raça Gir Dupla Aptidão
Cleópatra é Grande Campeã na raça Gir Dupla Aptidão – Foto: imagens/Nathã Carvalho ACGZ

A raça Gir Dupla Aptidão, que voltou ao Parque Assis Brasil depois de 4 anos, como mostramos em reportagem na semana passada, também já tem os seus campeões. A Cabanha das Hortênsias, de Gramado, conquistou os títulos de grande campeã com Cleópatra e reservada campeã com Harpa. A mesma cabanha leva também o título de grande campeã da raça Indubrasil, com Soberana, que teve 12 inscritos neste ano na Expointer.

“É uma alegria muito grande ganhar o título de grande campeã. É a primeira vez que participo e logo já ganhei dois títulos de grande campeã, com a Cleópatra e a Soberana”, comemora o criador William Ponath.

Grande Campeã Soberana, da raça Indubrasil
Grande Campeã Soberana, da raça Indubrasil – Foto: imagens/Nathã Carvalho ACGZ

Já os representantes da Fazenda Mãe Rainha, de Santa Catarina, que vieram pela primeira vez ao Rio Grande do Sul e foram um dos primeiros a chegar no Parque, como mostramos em reportagem na semana passada, vão voltar para casa com alguns títulos na bagagem.

No domingo (05) a Fazenda conquistou os títulos de Supremo Campeão Hereford e Polled Hereford, com o touro Z406, e Suprema Campeã Hereford e Polled Hereford com a fêmea TE314. Os animais também receberam o prêmio de Grande Campeão Polled Hereford e Grande Campeã Polled Hereford. “Felicidade é pouco para descrever o que estamos sentindo. É muito gratificante para a Mãe Rainha vir com seu time completo, onde nós trouxemos 15 animais entre Hereford e Braford para a Expointer. Isso demostra também que a pecuária de Santa Catarina é forte e que a genética é boa”, destacou Edson Colombo, sócio e proprietário da Fazenda Mãe Rainha.

Grande Campeão Polled Hereford da Fazenda Mãe Rainha, de Lages/SC
Grande Campeão Polled Hereford da Fazenda Mãe Rainha, de Lages/SC – Foto: imagens/ABHB

Hoje (07) conquistaram o título de Reservada Grande Campeã Braford com TEX572 e o prêmio de Terceira Melhor Fêmea Braford com a exemplar TEZ686.

A raça Hereford registrou oito animais nesta edição da Expointer, o Polled Hereford 35 e a Braford 76 animais. Os bovinos de corte tiveram um total de inscrição de 441 animais de 17 raças.

Os julgamentos de bovinos, zebuínos, bubalinos, equinos, ovinos e caprinos seguem até sexta-feira (10) na Expointer durante todo o dia. Também na sexta-feira, às 10h, ocorre o Desfile dos Grandes Campeões e a abertura oficial da feira. 

Veja aqui a programação

A Expointer encerra no domingo, dia 12 de setembro.

POR MARIA ALICE LUSSANI/ASCOM SEAPDR. FONTE- SITE EXPOINTER


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

    Nome (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Mensagem