Na balada

Veja todas as notícias desta categoria


Colunistas


Enquete

Qual seu interesse e posição pelas eleições Municipais do ano que vem?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Prefeito de São Sepé participa de encontro sobre mineração

25 de setembro de 2019 | Arquivado em Geral | 125 views

            O prefeito de São Sepé, Léo Girardello, esteve entre os participantes do 1° Encontro IDM Brasil Setor de Mineração Sul, em Criciúma, Santa Catarina. Convidado para representar o Rio Grande do Sul no evento que ocorreu no dia 23, ele acompanhou os debates sobre a atual condição da atividade no país.

            Na pauta figuraram assuntos como a simplificação na legislação minerária, desburocratização, previsibilidade e segurança jurídica. O Instituto de Desenvolvimento da Mineração (IDM), que promoveu o espaço de discussão, nasceu em 2015 e tem como principal objetivo defender os direitos dos mineradores do Brasil, assegurando o cumprimento de seus deveres e conscientizando para a importância econômica deste tipo de atividade.

            Durante a viagem, o chefe do Executivo ainda esteve reunido com diretores da mineradora Nossa Senhora do Carmo Ltda. e da Toscana Mineração Ltda. Conforme o prefeito, ambas as empresas estão trabalhando em licenciamentos ambientais para a possível instalação de uma usina termelétrica a partir do carvão mineral em São Sepé. O processo está em fase de estudo de impacto ambiental, que é exigido pelos órgãos fiscalizadores.

            De acordo com Girardello, o encontro foi proveitoso no sentido de difundir a relevância que a atividade mineradora tem na geração de emprego e renda, bem como para esclarecer os mitos, verdades e tecnologias ligados a este setor. Diante da possibilidade de investimentos no município, ele assegura que não haverá implantação de modelos de negócio sem que o assunto seja amplamente discutido com a população através de audiências públicas. “A arrecadação e os empregos gerados são importantes, mas não estão acima da segurança, do bem-estar e do respeito ao meio ambiente”, opinou.

Sobre a mineração:

Pesquisas demonstram que mais de 80 minerais são indispensáveis para a sobrevivência humana. Somente no Brasil, 2,7 milhões de pessoas estão envolvidas no setor atuando em insumos, serviços, mão de obra ou venda. A atividade utiliza cerca de 0,5% da área total do país.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem