Enquete

Qual seu interesse e posição pelas eleições Municipais do ano que vem?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


O homem que plantou árvores – Sérgio Almeida

25 de outubro de 2018 | Arquivado em Opinião | 75 views

Sérgio Almeida

Alguém disse que todo homem deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Levei a sério! Quando era guri, plantei uma árvore na cabanha do meu pai, no Irapuá, Caçapava do Sul. Minha esposa Marta engravidou três vezes: do Sergi, do José e de um bebê que ela perdeu durante a gestação. E escrevi cinco livros. O último, “O homem que plantou árvores” será lançado no dia 29, após a abertura da 34ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul, do qual fui convidado a ser o patrono.

É uma obra infantil educativa em homenagem ao Dr. Witeck, um homem que amou a natureza como poucos. As crianças não conhecem a história do idealizador do Parque Witeck (Novos Cabrais), que nasceu em 1929, em Peritiba (SC) e se transferiu para Cachoeira em 1960, onde foi prefeito de 1989 a 1993. O médico ambientalista, que eu costumava chamar carinhosamente de “Tetéco”, faleceu em 2 de agosto de 2004.

O livro tem como objetivo conscientizar as crianças da importância da preservação e proteção do meio ambiente. A história é fictícia, mas os personagens e cenários são reais. O povo de Cachoeirópolis era feliz até o vilão Desmatamento, um assassino de árvores, atacar o reino. Ele colocava fogo nas matas e nenhuma espécie resistia à fúria de sua motosserra.

O caos se instalou e afetou a vida dos moradores que, com problemas respiratórios, superlotavam o hospital, e dos animais, que eram levados feridos e doentes para a clínica veterinária do Amigo dos Animais. O povo foi às ruas pedir a renúncia do folclórico rei D. Garça I, que postou um vídeo nas redes sociais onde aparecia dizendo “Eu não renunciarei”. Uma andarilha implicante e rabugenta, que vivia perambulando pelas ruas com um saco nas costas, de cara amarrada, dando guarda-chuvadas e beliscões nas pessoas, gritava: “O homem que plantou árvores pode salvar o reino!”. Mas ninguém acreditava nela.

Peraí…, está curioso para saber como tudo acaba? Então peça o exemplar do seu filho pelo inbox do Facebook Sérgio da Silva Almeida. Brigaduuu!!!


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem