Enquete

Você acha que o Grêmio consegue esse ano o acesso a Série A?

Ver resultado

Loading ... Loading ...
SÃO SEPÉ Tempo

O “cartão de visitas” da empresa- Sérgio da Silva Almeida

30 de setembro de 2021 | Arquivado em Opinião | 22 views

Quinta-feira se comemorou o Dia da Secretária. Conta a história que a data teve origem em 1867, quando o tipógrafo norte-americano Christopher Sholes inventou uma máquina de datilografia e colocou sua filha, Lilian, para testar a invenção. Como a jovem havia nascido em 30 de setembro de 1850, em seu centenário, celebrado em 1950, começaram as comemorações sobre a data.

É inquestionável a importância da secretária no mundo corporativo. Em nossos dias, entre as qualidades necessárias para a profissão, um fator de crucial importância é a capacidade de saber lidar com as pessoas. Sem uma boa dose de simpatia, dificilmente a secretária vai se destacar no seu trabalho. 

Em minhas palestras in company, gosto de contar sobre a vez que procurei um executivo em sua empresa. Perguntei à secretária: “O fulano está?”. Ela respondeu: “Não sei!”. Fiz nova pergunta: “Mas ele saiu?”. “Não sei!”, respondeu novamente. “Mas quando ele sai, costuma demorar?”, questionei, já quase sem paciência. Ela repetiu: “Não sei!”. Eu rebati: “Você não sabe muita coisa, né?”. Ela me deu um sorriso e respondeu de um jeito meio sem jeito: “Eu só trabalho aqui, senhor!”. Eu me despedi, virei as costas e saí. E até hoje não entendi o que ela quis dizer com “eu só trabalho aqui!”.

Mesmo sendo cargos distintos, na maioria dos casos, secretária e recepcionista são usados como sinônimos, e influenciam cada vez mais no sucesso do negócio, pois a recepção é o primeiro contato do cliente com a empresa. E se elas não prestarem um atendimento de excelência, poderão transmitir uma imagem negativa da organização.

Nessas minhas andanças por aí, tenho me deparado com boas atuações. Algumas secretárias e recepcionistas vão além da função e estão sempre prontas para resolverem os problemas da clientela. Outras, além de terem a responsabilidade de cuidar da agenda do assessorado, têm o dom de deixar o visitante à vontade, sentindo-se confortável em um momento que pode ser de tensão. Todavia, é fundamental que a profissional do secretariado trate a todos com alegria, respeito, paciência e gentileza. Como costumo dizer: “Secretária e recepcionista são o cartão de visita da empresa”.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

    Nome (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Mensagem