Enquete

8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Qual o maior desafio que as mulheres precisam conquistar?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Novidades marcam programação paralela da abertura da Colheita do Arroz

11 de fevereiro de 2020 | Arquivado em Geral | 71 views

A programação paralela da 30º Abertura Oficial da Colheita do Arroz será composta por palestras, conversas técnicas, oficinas, feiras e dinâmicas de equipamentos. Neste ano o tema do evento é “Intensificação para a Sustentabilidade”, e ocorre pela segunda vez na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), no período de 12 a 14 de fevereiro.

O lançamento da cultivar BRS A705 será um dos destaques da Embrapa dentro do evento. De acordo com o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Giovani Theisen, a programação da autarquia contará com três pontos principais: participação nas Vitrines Tecnológicas, ao lado de outras empresas e do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), conversas técnicas e ações no Espaço Integração Lavoura-Pecuária. Nas Vitrines, serão apresentadas também outras variedades de arroz lançadas pela Embrapa Clima Temperado e Embrapa Arroz e Feijão. São elas: BRS Pampeira, BRS 358, BRS A701 CL e BRS Pampa CL.

Nesta edição, a Embrapa também criou um espaço para bate-papos técnicos, conforme nomeia Theisen. No dia 12 de fevereiro, o tema será sobre o “Controle biológico de insetos aplicados com drones, em soja e milho em rotação com arroz”, a cargo da empresa GeoPlan, de Pelotas. Outro assunto a ser abordado é o “Manejo de bovinos de corte nos sistemas de produção das terras baixas”, com pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul. E na mesma data, um pesquisador da Embrapa Soja falará sobre o “Manejo da adubação Potássica e o método Fast-k em soja”.

As conversas técnicas prosseguirão no dia 13 com os temas: “Manejo da irrigação por aspersão em arroz” e “Inoculação com micro-organismos em soja e arroz e a bioeconomia”, ambas a cargo da Embrapa Clima Temperado, “Controle de plantas daninhas em arroz: a experiência norte-americana”, com um pesquisador da Universidade norte-americana de Louisiana, ”PlanejArroz: aplicativo para planejar o manejo e estimar a produtividade do arroz irrigado”, um lançamento da Embrapa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Irga e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e “Novas tecnologias na sistematização do solo em terras baixas”, com pesquisadores da Embrapa Clima Temperado e do INIA, do Uruguai. “A programação está bastante densa, o que ajuda o evento a ficar ainda mais atrativo”, afirma Theisen.

O terceiro ponto da programação da Embrapa na Abertura da Colheita do Arroz, ressaltado pelo pesquisador, é o local ao lado das dinâmicas das máquinas, que está sendo chamado de Espaço Integração Lavoura-Pecuária. “Terão apresentações de diversas opções de forrageiras de verão, assim como animais pastejando”, conta, salientando que os colegas da Embrapa estarão orientando e dando dicas sobre as forrageiras e o manejo da integração lavoura pecuária em terras baixas.

Na unidade móvel do Senar/RS dentro do evento, a administradora Franciele Tais Linck, fundadora da Moeda da Terra e com MBA Executivo em Economia e Gestão do Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas, vai proferir palestra sobre “Formação do Preço da Soja e Estratégias de Comercialização”. Segundo a especialista, basicamente a palestra busca dar um entendimento sobre o mercado da soja e como ele pode impactar na rentabilidade do produtor..”O foco será explicar como se dá o processo de formação do preço da soja, qual a relação entre Chicago, prêmio e dólar. Quais os fatores que influenciam para que subam ou baixem”, destaca.

De acordo com Franciele, é importante que o agricultor consiga escutar as notícias e trazê-las para a sua realidade, percebendo qual o impacto em reais por saca de soja. “O produtor deve conhecer o seu custo de produção, saber determinar a margem de lucro que pretende e a partir daí traçar estratégias de comercialização para reduzir riscos”, observa.

Entre os eventos que marcarão a programação paralela da Abertura da Colheita do Arroz, está o da FieldCrops, uma equipe de pesquisa agronômica multi-institucional e multidisciplinar. No dia 13, em frente à Vitrine Tecnológica do Irga, os professores Alencar Zanon e Filipe Selau, integrantes da equipe, irão ministrar uma palestra sobre “Viabilidade e sustentabilidade da soja em rotação com arroz”. Além disto, como já ocorre tradicionalmente, a reunião da Câmara Setorial do Arroz vai dominar o debate na manhã do dia 12 de fevereiro. E no dia 13 de fevereiro, às 10h, ocorrerá palestra realizada pela Tecon Rio Grande.

A 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) com correalização da Embrapa e patrocínio Premium do Irga. Confira a programação completa no site do evento www.colheitadoarroz.com.br.


A realização da 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz possui o objetivo de desenvolver o setor orizícola, reunindo produtores, autoridades, entidades e empresas do agronegócio do arroz com a finalidade de mostrar a campo, os últimos avanços científicos e tecnológicos na cultura do arroz, bem como discutir a realidade sócio-econômica do setor em nível nacional e internacional.

Inscrições Gratuitas – na entrada do evento

Realização: Federarroz – Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem