Enquete

Você acha que fechando o comércio resolve o problema do Covid-19?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Administração Municipal parabeniza o trabalho realizado em São Sepé

5 de abril de 2021 | Arquivado em Geral | 77 views

Desde abril de 2017, São Sepé possui um espaço de referência destinado a pessoas com autismo (com diagnóstico ou em avaliação para tal). O Centro Municipal de Atendimento ao Autista Daniela Neves Righi é composto por uma equipe de 13 profissionais das áreas de: Educação Especial, Educação Física, Pedagogia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Na sexta-feira, 2 de abril, comemorou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidas (ONU), e a Administração Municipal se solidariza com o trabalho realizado em São Sepé.

No município, 48 famílias encontram-se em acompanhamento e a procura do serviço para avaliação é uma constante. De acordo com a Coordenadora do Centro, Janine Oliveira da Silva, os encaminhamentos para avaliação se dão por indicação médica ou direcionamento escolar. Em alguns casos, as famílias os procuram e então, havendo entendimento da necessidade por parte da equipe, são acolhidos os casos para avaliação à medida que o serviço permite.

Devido à pandemia, neste ano, o Centro Municipal de Atendimento ao Autista Daniela Neves Righi terá uma programação virtual, com a divulgação de vídeos com parceiros da instituição, live explicando o funcionamento do órgão e a participação no Chimarrão com João Luiz, prefeito do município.

RESUMO DA HISTÓRIA

Em São Sepé, o Centro teve sua semente lançada a partir da união de famílias, em meados de 2014. Entre uma roda de conversa e outra, os pais trocavam informações, alegrias e angústias.Mas foi somente no ano de 2017 que o grupo, ao qual se somaram novas famílias e diferentes apoiadores, conseguiu legalizar a Associação – denominada Associação das Famílias e dos Apoiadores das Pessoas com Autismo de São Sepé – AFAPASS. Neste mesmo ano nascia o projeto do Centro Municipal de Atendimento ao Autista Daniela Neves Righi, numa parceria entre a AFAPASS e o Poder Público Municipal, com funcionamento inicial no Instituto Tiaraju. Foi no ano de 2019, durante a Semana do Município, quando acontecem as atividades culturais e inaugurações de novos espaços públicos, que o Centro Municipal consagrou-se em sede própria, em 28 de abril.

“Consideramo-nos vitoriosos por dispormos deste espaço no Município de São Sepé. Certamente, o movimento das famílias na busca por atendimentos essenciais ao desenvolvimento de seus filhos foi propulsor para a realização deste feito, que só agrega à comunidade sepeense. Somos inspiração a muitos outros Municípios, motivo pelo qual nos orgulhamos e nos motivamos ao constante aperfeiçoamento, e esse só se dá através da parceria existente entre a AFAPASS e a Prefeitura Municipal”, destacou a Coordenadora Janine.

Para a Secretária Adjunta de Saúde de São Sepé, Claret Neves, a data de hoje passou a ter um enorme significado na sua vida desde o dia 09 de novembro de 2020. “ Foi neste dia que cheguei à casa azul em São Sepé. Chamou minha atenção o lugar “bem enfeitado”, transparecia um ambiente de amor puro e veraz. Cheia de boas intenções e com meu material de trabalho (terapia auricular) meu intuito era cuidar, auxiliar as famílias, em especial, as crianças. No entanto, pouco sabia sobre a convivência, as limitações, os desafios. Com o decorrer do tempo nossos encontros eram para mim, um presente, uma dádiva. E aquelas primeiras impressões que eu tinha sobre minha atuação foram superadas, pois ali me sentia mais forte na presença daqueles e daquelas que faziam e fazem do lugar uma fortaleza.

O silêncio que encontrei ao chegar havia-se quebrado e o som era de um belo instrumento de cordas, daqueles angelicais. Minha alma foi preenchida por momentos de felicidade. Agradeço por ter dito a oportunidade de conhecer e conviver com as crianças AUTISTAS e seus familiares. Gratidão e que o define este dia”.

Fotos: Divulgação/arquivo pessoal


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem