Enquete

Qual time gaúcho tem mais chances de ser campeão do Brasil?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Nem toda deficiência é visível – Sérgio da Silva Almeida

3 de dezembro de 2020 | Arquivado em Opinião | 28 views

Sérgio da Silva Almeida

Quinta-feira, 3 de dezembro, foi dia de dar visibilidade à pessoa com deficiência. Conforme o IBGE, 6,2% dos brasileiros têm algum tipo de deficiência, seja física, auditiva, visual ou intelectual. E entre as pessoas com deficiência física (que somam mais de 2 milhões) apenas 18,4% frequentam serviço de reabilitação. Em instituições como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), devido à pandemia, os alunos estão tendo aulas online. E a criatividade está rolando solta. Outro dia, assisti um vídeo online no qual as professoras montaram um teatro para apresentar um cata-vento. E achei espetacular.

Em 2016, o jornalista esportivo do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, capturou o momento em que eu e mais dois atletas estávamos doando ao garoto Riquelme o troféu de artilheiro do Campeonato Municipal de Futebol Veterano 50 que nos foi entregue, após a partida final. Riquelme é aluno da AFAD (Associação Familiares Amigos do Down), e torcedor mais querido do E.C São Lourenço, time que joguei naquele ano. Vê-lo durante o intervalo dos jogos – vestido com o calção, as meias e a camisa vermelha –, correndo com a bola no campo e dando chutes a gol com a gurizada é um show à parte. Entretanto, o futebol não é sua única paixão. “Riquelme gosta de tocar violão, teclado e bateria e de imitar cantores famosos”, conta, orgulhoso, o pai do garoto.

Entre os desafios de quem tem filho com deficiência, um dos maiores é a forma como a sociedade o vê. Como a história que está rolando na internet sobre a mãe que, ao ser informada a respeito da condição da filha recém-nascida, comentou: “Sim, ela tem uma deficiência, mas nós também temos as nossas. A diferença é que a dela tem comprovação médica – a nossa ainda não descobrimos”.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem