Morre cantor e compositor Telmo de Lima Freitas

19 de fevereiro de 2021 | Arquivado em Geral | 141 views

O cantor e compositor Telmo de Lima Freitas morreu, nesta quinta-feira (18), aos 88 anos, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias.

A morte foi confirmada pela filha do artista, Ione Freitas. As causas ainda não foram informadas.

Autor de sucessos como “Esquilador”, era conselheiro honorário do MTG e foi patrono da Semana Farroupilha em 2009.

O velório de Telmo de Lima Freitas acontece a partir das 8h desta sexta na capela master do cemitério Rainha da Paz, em Cachoeirinha, e a cremação está marcada para as 15h.

Nascido em São Borja, Telmo é um dos mais representativos nomes da música gaúcha, sendo autor de sucessos como Cantiga de Ronda e Baile de Rancho. Com o Título de Esquilador, ele venceu a Calhandra de Ouro, maior prêmio da 9ª Califórnia da Canção Nativa, em 1979. Também ganhou, em 2009, o prêmio de melhor compositor e melhor CD regional no Prêmio Açorianos com o trabalho A Mesma Fuça.

Admirador do trabalho de Paixão Côrtes e Barbosa Lessa por terem cunhado o tradicionalismo, Telmo lamentou em 2013 os rumos do movimento. Para ele, parte da geração que deveria praticar as tradições perdeu interesse pela cultura gaúcha.

— Hoje, a gurizada está muito preocupada com a música, mas não conhece as coisas do campo. Tem gente que gosta de Esquilador e não sabe o que é descascarrear (remover os excrementos que ficam aderidos à lã da ovelha antes da tosa). Ninguém pode gostar daquilo que não conhece — queixou-se, à época.

O artista também foi conselheiro honorário do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), e patrono da Semana Farroupilha em 2009. Nas redes sociais, a presidente do MTG, Gilda Galeazzi, manifestou “seus sentimentos aos familiares, amigos e fãs”.

Telmo de Lima Freitas deixa sete netos e seis bisnetos.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem