Enquete

Você acha que fechando o comércio resolve o problema do Covid-19?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Missa de Cinzas será celebrada nesta quarta-feira

17 de fevereiro de 2021 | Arquivado em Geral | 118 views

Católicos de São Sepé preparam-se para o inicio da Quaresma que inicia nesta quarta-feira (17). A missa de Cinzas acontece às 19h, e com transmissão pelo facebook da paróquia, o tempo quaresmal. Tempo este que nos prepara para a grande celebração do Mistério Pascal de Cristo e da Campanha da Fraternidade Ecumênica.

A Missa de Cinzas neste ano de pandemia, entretanto, a celebração será diferente. Segundo protocolos divulgados para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, ao invés da testa dos fiéis – o que requer contato entre as pessoas -, as cinzas cairão sobre a cabeça de cada um dos presentes, em silêncio. Seguindo os protocolos de segurança de saúde, com uso de alcool em gel, máscara e com capacidade de até 80 pessoas na Igreja.

Em 2021, o tema é “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema será “Cristo é a nossa paz.

Este tempo de Quaresma, especial para nossa vida cristã, segundo padre Gerson Gonçalves nos convida à conversão e a atitudes novas. Já nesta abertura, com a imposição das cinzas, ouvimos o convite da liturgia: “convertei-vos e crede no Evangelho”. Conversão significa voltar-se para, ou seja, voltar nosso olhar para Deus com amor filial, nosso olhar a nós mesmos com sinceridade na verdade do que vivemos e para o outro com compaixão e misericórdia.

Sendo assim, as práticas de piedade nos ajudam a entender e viver mais profundamente este tempo quaresmal, de acordo com o Evangelho de hoje:

a)     A Esmola ou Caridade: motivam-nos a olhar para nossos irmãos e irmãs, particularmente os mais necessitados, e sermos solidários em suas necessidades;

b)     A Oração: faz voltar nosso olhar e nosso coração para Deus, renovando nossa confiança em seu amor de Pai misericordioso; por ela aprofundamos nossa intimidade com Ele com a certeza de que sempre nos acompanha a sua presença;

c)      Jejum: Voltados a nós mesmos, somos convidados a viver o desapego, o domínio sobre nós mesmos superando os impulsos humanos que nos afastam da dignidade cristã. Jejuar nos fortalece numa vida espiritual madura, livre e profunda. Também nos faz solidários com os sofredores e com eles compartilhar o que temos.

Portanto, que este tempo quaresmal e a Campanha da Fraternidade nos ajudem a percorrermos um caminho de sincera conversão e preparação para a Festa da Páscoa, certeza de vida plena para todos em Cristo Ressuscitado, em meio à angústia e insegurança vividas neste tempo da pandemia do Coronavirus.

O que é a quaresma?

O período da quaresma remete aos quarenta dias que antecedem a Páscoa, isto é a ressurreição de Jesus Cristo, celebrado sempre aos domingos desde o século  IV. Este período é celebrado pelas Igrejas Católica, Anglicana, Ortodoxa e Luterana.

A quaresma tem início na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Ramos, ou seja o anterior ao domingo da Páscoa.

O ciclo Pascal concebe três momentos: a preparação, a celebração e o prolongamento. O período da quaresma corresponde então a preparação para a Páscoa.

Durante os quarenta dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto. É um momento voltado para reflexões e serviços religiosos como orações, caridade e abstinência de carne.  

Quaresma no Brasil

A Quaresma no Brasil é um ato de muita devoção por parte dos fiéis e existe desde a década de 70 no país. Para os religiosos, o período significa acompanhar a caminhada de Jesus Cristo para a Páscoa, lembrando o ato de amor do sacrifício feito por Ele.

STOODI-TIM

Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem