Enquete

Você concorda que o comércio volte a funcionar em São Sepé?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Mateando sozinho – Sérgio da Silva Almeida

4 de março de 2020 | Arquivado em Opinião | 31 views

Sérgio da Silva Almeida

A foto de uma cuia com quatro bombas dentro se espalhou pelas redes sociais depois que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou que a gauchada dê um tempo na roda de chimarrão para evitar coronavírus, já que a doença pode ser transmitida pela bomba que passa de boca em boca. O internauta Cleiton Evandro dos Santos postou comentário espirituoso em sua página no Facebook: “Agora acontece a nova Revolução Farroupilha”.

O coronavírus de Wuhan se tornou uma epidemia na China e continua se espalhando mundo afora. Até a finalização desse artigo, a OMS havia contabilizado 90 mil pessoas infectadas e três mil mortes. E o Brasil dois casos confirmados em São Paulo, além de centenas de suspeitos.

A transmissão do coronavírus se dá pelo ar, por contato físico e por objetos não higienizados, como maçanetas, corrimão, celulares, teclas de computador e apoio de transporte público. E ainda que o vírus goste mais daqueles que têm sistema imunológico enfraquecido, dos idosos e muito jovens, e dos que sofrem de diabetes, asma, doenças cardíacas e câncer, é bom todos se prevenirem lavando as mãos com água e sabão, usando álcool gel, higienizando os móveis e evitando tocar nos olhos, nariz e boca. O uso de máscara é recomendado apenas em situações locais de surto intenso ou para quem estiver em contato com alguém com qualquer sintoma gripal.

Quanto ao mate, apesar de utilizar bomba de prata – metal que age como um agente terapêutico e que evita doenças, exterminando bactérias, fungos e vírus e destruindo os microrganismos patogênicos presentes na água –, eu não estou marcando bobeira. Para receber bem os amigos, sirvo um cafezinho. E quando quero tomar um chimarrão, procuro um canto pra matear sozinho.   


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem