Enquete

Você acha que o Grêmio consegue esse ano o acesso a Série A?

Ver resultado

Loading ... Loading ...
SÃO SEPÉ Tempo

Macanudo modulando com PX maior- Sérgio da Silva Almeida

11 de novembro de 2021 | Arquivado em Opinião | 32 views

O Dia do Radioamador é celebrado no Brasil no dia 5 de novembro. A data homenageia a atividade do radioamadorismo, que não deve ser confundido com o Serviço Rádio Cidadão (conhecido como PX), onde amigos se reúnem para bater papo e trocar informações.

Eu era criança, no Irapuá, interior de Caçapava do Sul, quando meu pai José Benemídio Almeida trouxe para casa um aparelho de rádio PX. Ele e algumas dezenas de “macanudos” (gíria usada no PX para colega) haviam fundado o PX Clube de Cachoeira do Sul, numa reunião-jantar num clube da cidade, no qual meu pai foi aclamado presidente. 

O tal PX revolucionou a forma de comunicação lá em casa. Eu e meus irmãos sentávamos, encantados, ao lado do pai para assisti-lo falar com os “macanudos”. Ele dizia: “PX 3 – 2830, QAP (na escuta)!”. Do outro lado, a voz respondia: “QSL (entendido)!”. E na primeira vez que meu pai conseguiu contato com um argentino nós ficamos eufóricos. Parecia coisa de outro mundo!

Enquanto escrevia esse texto, enviei mensagem via WhatsApp para um participante do PX Clube pedindo informações, e recebi o áudio: “Break (pedir oportunidade para falar) macanudo. Por acá duplo, quinto, oitavo, quarto, modulando móvel. Roger (entendido), Roger!”. E ele me contou que falar em rádio PX é falar com gírias: chute nas canelas (saudação cordial), atrás do toco (só na escuta), comer barbante (esperar), copiar (escutar), curto circuito (briga), pé de borracha (carro), reco-reco nas costelas (abraço), modular (falar) e PX maior (Deus).

O avanço da internet colocou para escanteio o aparelho PX do meu pai. E hoje ele o mantém guardado com carinho numa estante na Cabanha Quinheca (foto), de sua propriedade. E como o Grêmio está à espera de um milagre no Brasileirão, usando a linguagem PX, eu diria:

“Nós, macanudos gremistas, não podemos mais comer barbante. Precisamos começar a modular com PX maior”. Quiçá o milagre acontece!


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

    Nome (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Mensagem