Na balada

Veja todas as notícias desta categoria


Colunistas


Enquete

Você aposta na classificação dos times gaúchos na Libertadores 2020?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Lideranças cobram decisão do Governo sobre Hospital Regional

17 de fevereiro de 2016 | Arquivado em Geral, Regional | 363 views

Reunidos por quase três horas, na tarde desta quarta (17), no campus da Universidade Federal (UFSM), lideranças da área da saúde de diversos municípios e instituições da Região Central vão intensificar a cobrança por uma decisão sobre a gestão do Hospital Regional de Santa Maria. A posição das autoridades é que o anúncio sobre esse tema ocorra em, no máximo, 30 dias pelo governo do Estado.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que coordenou o encontro, essa decisão é fundamental para o sistema de saúde regional. “Um ano se passou, e o Regional continua sem ter a sua forma de administração definida.Sem isso, não haverá avanços e, principalmente, vai se retardar cada vez mais o começo dos atendimentos. O Estado tem de dar fim a essa novela”, afirmou.

De acordo com Valdeci, a posição das lideranças regionais será levada oficialmente até a Secretaria Estadual de Saúde por ele e pelos outros três deputados que representam a Região Centro na Assembleia Legislativa: Jorge Pozzobom (PSDB), Bombeiro Bianchini (PPL) e Liziane Bayer (PSB).  “Essa causa une todas as bancadas que defendem a região no Parlamento gaúcho. Queremos uma audiência com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, na semana que vem. Lá, vamos expor as prioridades levantadas na reunião de hoje”, ressaltou Valdeci.

Além disso, foram deliberados outros dois encaminhamentos no encontro: o reestabelecimento da rede de apoio ao HUSM – integrada por hospitais de municípios vizinhos – que está inativa desde o ano passado, e a apresentação do plano regional de urgência e emergência. Ambas as iniciativas serão cobradas da Secretaria Estadual de Saúde e da 4º Coordenadoria Regional de Saúde também no prazo de 60 e 30 dias, respectivamente.

Afora os deputados estaduais, o concorrido encontro desta quarta contou com a presença do reitor da UFSM, Paulo Burmann; da superintendente do HUSM, Elaine Resener; da diretora de Regulação da Secretaria Estadual da Saúde, Laura Sarti; de diversos vereadores e secretários de saúde da Região Centro e de representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde, da Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro), do Corede Centro, do Conselho Municipal de Saúde e do Ministério Público Federal.

 

Encontro foi nesta quarta-feira em Santa Maria

Encontro foi nesta quarta-feira em Santa Maria

 

(Texto: Tiago Machado- Foto: Alex Lopes)


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem