Enquete

O Grêmio escapa ou não do rebaixamento?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Jovens e suas vocações- Sérgio da Silva Almeida

16 de setembro de 2021 | Arquivado em Opinião | 128 views

Terça-feira, 45 estudantes de 11 escolas de ensino médio de Cachoeira do Sul participaram do Projeto PDA – Profissional do Amanhã. Hoje, às 11h, estarei dando entrevista à Rádio Fundação Cotrisel 1200 AM, e explicarei que idealizei e coordenei o PDA com o propósito de oportunizar aos jovens uma espécie de “test drive”, onde eles puderam acompanhar, por um dia, o trabalho dos profissionais que exercem a carreira que eles gostariam de seguir.

Durante o dia, enquanto os anfitriões mostravam aos jovens sua rotina de trabalho, eu ia recebendo mensagens e fotos do que estava rolando. E curti ao máximo cada momento! Vou contar alguns acontecimentos dos bastidores.

No 35º Batalhão de Polícia Militar, a estudante conheceu as seções administrativas e lhe foi apresentado (sem autorização de manuseio), pelo comandante Rodrigo Sartori, a armaria onde se encontram as armas do efetivo policial. Na Polícia Rodoviária Estadual, a jovem andou na viatura no pátio do batalhão com os soldados Renata Figueiredo e Alisson Dutra. No Corpo de Bombeiros, comandado pelo tenente Jairo Machado de Oliveira, o aluno vestiu a farda oficial e manuseou os equipamentos e ferramentas de bombeiro. Na Ulbra, o Dr. em Paleontologia Lúcio Roberto da Silva apresentou o fóssil de um animal anterior aos dinossauros, batizado de “Rauisuchia”, para os estudantes que pretendem seguir a carreira de Arqueólogo e Antropólogo.

Na AV Advocacia, a futura estudante de Direito acompanhou a advogada Viviane Machado à 2ª DP e ao IML. Na Clínica Veterinária Dr. Edson Luiz Salomão, as meninas não só assistiram, mas também auxiliaram na cirurgia de um pet. Na TV Cachoeira – Rede Novo Tempo, os estudantes participaram de entrevista externa com a repórter Lena Caetano. Na CBA Empreendimentos Imobiliários, o garoto que quer estudar Engenharia Civil colocou capacete e acompanhou o engenheiro Mauro Camilo às obras.

No Fórum, a juíza Rosuita Maahs, que juntamente com o juiz Daniel Berthold recebeu dois estudantes, se mostrou fascinada pelo projeto. E contou o motivo: “Minha mãe, Sybila Maahs, falecida há dois anos, durante minha adolescência, me incentivou a acompanhar um dia de trabalho de um veterinário, psicólogo, engenheiro mecânico, arquiteto e, por fim, advogado na cidade de Ibirubá, onde morávamos. Assim descobri minha vocação!”.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

    Nome (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Mensagem