Hospital Regional de Santa Maria completa 5 anos com 200 mil atendimentos

0
251

região que precisavam de cirurgia não precisaram mais ser transferidos para Santa Rosa, a cerca de 270 quilômetros de distância. Ainda, em 2022, foi realizada a primeira cirurgia neurológica de alta complexidade.

Em junho de 2023, o Hospital Regional de Santa Maria passou a contar com uma agência transfusional para os serviços de hematologia. A agência transfusional é uma Unidade Hemoterápica que armazena sangue e seus derivados e realiza exames imuno-hematológicos pré-transfusionais, além de liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do hospital.

“É um hospital que está se organizando e com novos serviços, como de alta complexidade em neurocirurgia, atendimento na área vascular e geral, além de vários ambulatórios. Um deles, que eu gostaria de destacar, é o do cuidado da pessoa idosa”, disse Arita.

Atendimento pioneiro

Com foco no usuário do SUS, o HRSM conta com dois ambulatórios pioneiros – o de Doenças Crônicas, atendendo a pacientes com doenças como diabetes e hipertensão, e o Ambulatório do Idoso, o primeiro de referência da SES com foco nesse segmento da população.

Os serviços nos ambulatórios são multiprofissionais e interligados. Além do atendimento médico, também há assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, entre outros.

A secretária da Saúde também destacou a parceria com o município para a abertura e funcionamento do hospital. “Foi sempre de suma importância para que a gente pudesse alcançar os resultados que hoje estamos celebrando.”

“Somente durante a pandemia, quase 2 mil pessoas foram salvas nesse hospital”, afirmou o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom. “O Hospital Regional de Santa Maria foi construído a várias mãos. Por isso, quero, nesses cinco anos, agradecer àqueles que sempre acreditaram que teríamos um hospital regional.”

Instituição é uma importante referência para 40 municípios da Região Central do Estado – Foto: Felipe Dalla Valle/Arquivo Secom

O diretor do HRSM, Geison Farias, também destacou a importância da instituição para Santa Maria e para os municípios do centro do Estado. “O Regional está cada vez mais se especializando e se destacando em atendimentos de média e alta complexidade. O resultado é o aumento da qualidade no atendimento na região.”Texto: Ascom SES
Edição: Camila Cargnelutti/Secom.

Instituição é uma importante referência para 40 municípios da Região Central do Estado – Foto: Felipe Dalla Valle/Arquivo Secom