Enquete

Qual sua opinião sobre o projeto dos banheiros na Praça das Mercês?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Maturidade Ativa de São Sepé, Santiago e Santa Maria recebe reconhecimento em Torres

26 de novembro de 2019 | Arquivado em Geral | 53 views

Distinção destaca as áreas mais trabalhadas pelos idosos ao longo do ano de 2019 

Integrantes dos grupos da Maturidade Ativa Sesc de Santiago, São Sepé e Santa Maria receberam, nas noites de quarta (20) e quinta-feira (21), o Reconhecimento Diretrizes. A entrega da distinção foi realizada durante a XVI Convenção da Maturidade Ativa Sesc, que aconteceu de 19/11 a 21/11, em Torres. O evento reuniu integrantes de 80 grupos de todo o Estado e teve por objetivo promover ações que ampliem o repertório cultural, artístico e recreativo dos participantes, proporcionando novas aprendizagens e valorizando as ações de êxito e relevância.

            O Programa Maturidade Ativa Sesc trabalha com quatro pilares: Relações Intergeracionais, Gerontologia como Tema Transversal, Protagonismo do Idoso e Envelhecimento Ativo. A distinção reconhece a área mais trabalhada pelo grupo ao longo do ano de 2019. 

No caso de Santiago, foi o Protagonismo do Idoso, que incentiva os participantes a redescobrirem suas capacidades e potencialidades e os estimula a utilizá-las em prol das pessoas e da comunidade. Essa diretriz reconhece o idoso como um potencial agente de transformação social e o estimula a resgatar seus sonhos e projetos de vida, para assim sentir-se realizado, reconhecido e valorizado.

            Já o grupo de São Sepé realizou mais ações na área da Gerontologia como Tema Transversal, que contribui na educação para o envelhecimento humano, por meio de atividades como palestras, seminários e debates. Entre os assuntos tratados nos eventos, estão hábitos saudáveis e qualidade de vida, temas atuais, direitos e deveres dos idosos e troca de experiências entre gerações.

            As Relações Intergeracionais foram mais abordadas por Santa Maria. O objetivo desta diretriz é criar espaços de encontro e intercâmbio recíproco entre os idosos, jovens e crianças, para a produção de laços afetivos, e mudanças individuais, familiares e comunitárias que permitam a construção de sociedades mais justas, integradas e solidárias. No Sesc, ela é colocada em prática por meio do voluntariado ou do lazer e cultura, em atividades vinculadas a teatro, música, literatura, dança, artes plásticas, artesanato, fotografia e cinema.

Mais informações sobre o Programa Maturidade Ativa Sesc podem ser conferidas no site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/maturidadeativa/.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem