A PolÃcia Civil de Restinga Sêca emitiu um alerta sobre golpe através das redes sociais. Criminosos exigem dinheiro para não compartilhar as fotos Ãntimas da vÃtima.
O crime funcionava da seguinte maneira: os perfis falsos de garotas supostamente menores de idade adicionam as vÃtimas, em geral homens, e trocavam mensagens eróticas e fotos Ãntimas.
Durante as conversas, realizadas através do bate-papo de redes sociais e também pelo WhatsApp, são trocadas fotos Ãntimas entre a suposta garota e as vÃtimas.
Depois disso, já com as fotos das vÃtimas, os golpistas entram em contato dizendo para que seja realizado um depósito em dinheiro para não publicar as fotos Ãntimas na internet ou se passando por policial dizendo que irá registrar ocorrência por aliciamento de menor de idade.
Caso registrado em Restinga Sêca, um jovem fez a denúncia na Delegacia de PolÃcia, sem saber ele havia caÃdo no golpe dos nudes.
Embora os alertas dos órgãos de segurança sejam recorrentes na mÃdia, o número de pessoas que vêm caindo em crimes de extorsão sexual via internet segue aumentando.
Para evitar cair no golpe, não postar dados pessoais nem aceitar pedidos amizade de desconhecidos, muito menos enviar imagens Ãntimas nas redes sociais.