Fundação Afif divulga Festejos da Cultura Gaúcha 2021 em São Sepé

7 de setembro de 2021 | Arquivado em Rural | 125 views

Festejos da Cultura Gaúcha 2021Música, arte e tradição no mês Farroupilha, em São Sepé

Para comemorar os Festejos Farroupilhas 2021, a Prefeitura Municipal de São Sepé, através da Fundação Afif, Secretaria da Educação e entidades tradicionalistas preparam atividades para as festividades, de 09 a 20 de setembro.

Os festejos, deste ano, têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil.

Com o tema “Caminhos de Anita” pretende-se resgatar a história da heroína conhecida por sua participação e envolvimento na Revolução Farroupilha (1835-1845).O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha – a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais: liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

HOMENAGEM LOCAL- O homenageado municipal será o sepeense Gaspar Neves Martins, do Piquete de Laçadores Vicente Saldanha. Tradicionalista atuante na área campeira e artística, Gaspar é um poeta e declamador, com participação efetiva em rodeios crioulos em todo o estado. Em 1992, o sepeense participou da equipe laço seleção, da 13ª Região Tradicionalista – campeã da 4ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul – a FECARS, realizada em São Sepé. Gaspar é um destaque do município nas provas campeiras.

ANITAS SEPEENSES Cada CTG ou entidade do município indicou uma mulher para compor o quadro de homenagens, e entre elas, será escolhida a patronesse de 2022. Em 2021, serão homenageadas: Eunice Monego Brum (CTG Quero Quero); Adriana Martins Pereira (PL Vicente Saldanha); Maria Campos (Coxilha dos índios); Maria Helena Michelin (CTG Ronda Crioula); Lila Picada Gazen (CTG Índio Sepé); Sônia Santos Kieling (Pingo Amigo); Marlene Vasconcelos Pinto (CTG Os Maragatos); Ina Madruga de Bastos (Campeiros do Cerrito); Maria Jovelina da Silva Souto (Campo Nativo); Rita de Cassia Comim Adolfo (Grupo Caami); Dilma de Jesus Ilha Siqueira (Coronel Chananeco).

FESTEJOS DE 2021- Ainda devido a Pandemia, o município e as entidades buscaram alternativas para realizar os eventos de forma presencial e hibrida, seguindo os protocolos de segurança do covid-19.

Confira a programação de cada entidade: 09 de setembro:

Abertura do Sinuelo da Canção Nativa, no auditório da Fundação Afif às 19h, com Edilberto Bergamo e Coral Vozes da Pulquéria. A transmissão será ao vivo pelas redes sociais da Jesproart Produções, JGTV e Fundação Afif.

10 de setembro: A Chama Crioula 2021 da 13ª Região Tradicionalista, gerada em São Pedro e levada até Santa Maria, na sede, das 8h às 18h.

Na sequência, a 13ª RT conduz até o Fogo de Chão, na fazenda Boqueirão, de onde sairão centelhas conduzidas pela Cavalgada Farroupilha.

11 de setembro: Primeira noite do Sinuelo da Canção Nativa, às 19h, no Ginásio de Esportes. Com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Jesproart Produções, JGTV e Fundação Afif. Os acessos serão disponibilizados a partir de quinta-feira, das 8h30 às 16h, na Fundação Afif, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, por acesso e comprovação de pelo menos 1 dose da imunização do covid recebida.

11 de setembro: Recepção da Chama Farroupilha no monumento de Nossa Senhora da Conceição (construída em 1960), no Tupanci, às 11h.12 de setembro:

Segunda noite do Sinuelo da Canção Nativa, às 19h, no Ginásio de Esportes. Com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Jesproart Produções, JGTV e Fundação Afif. Os acessos serão disponibilizados a partir de quinta-feira, das 8h30min às 16h, na Fundação Afif, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, por acesso e comprovação de pelo menos 1 dose da imunização do covid recebida.

13 a 19 de setembro: Mostra Cultural Farroupilha, na Fundação Afif Jorge Simões Filho, das 9h às 16h, com contribuição dos CTGs. Em parceria como o comércio local, cada escola ficará responsável pela decoração de uma vitrine, conforme o tema estadual.13 de setembro:

Abertura oficial da Semana Farroupilha, com solenidade em frente à Fundação Afif, às 9h, com apresentação do Coral Vozes da Pulquéria. A JGTV vai transmitir essa abertura oficial. Ao final, cada entidade recebe uma centelha da chama.

13 de setembro: Workshop de Chula, com Fábio Fonseca, às 15h, na Fundação Afif. 14 de setembro: Workshop de Chula, com Fábio Fonseca, às 15h, na Fundação Afif.

14 de setembro: Master Tchê Chef – Prova classificatória, às 19h.

15 de setembro: Palestra “Caminhos de Anita”, na Fundação Afif, às 9h30min.

16 de setembro: Mostra de filme – Anita e Garibaldi (2013) – 8h/ 14h/19h30min17 de setembro: Mostra de filme – Anita e Garibaldi (2013) – 8h/ 14h/19h30min. Após, às 16h – Apresentação do grupo Caami.

17 de setembro: Master Tchê Chef – Prova final, às 18h18 de setembro: Master Tchê Chef – Final e premiação Master tchê chef, às 19h, com transmissão ao vivo pela JGTV e pelas redes sociais da Fundação Afif.

19 de setembro: Missa Crioula, às 9h, na Igreja Nossa Senhora das Mercês.

20 de setembro: Cavalgada Farroupilha, saindo às 14h da Avenida Eugênio Simões Pires, passando pela 15 de novembro, 7 de setembro, Avenida Getúlio Vargas e com encerramento em frente ao Ginásio de Esportes. A JGTV transmite essa programação.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE CADA CTG: http://www.saosepe.rs.gov.br/…/09/PROGRAMACAO-DOS-CTGS.pdf

Fonte- Fundação Afif


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

    Nome (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Mensagem