Enquete

Você aposta na classificação dos times gaúchos na Libertadores 2020?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Farsul recebe reunião sobre fortalecimento da rede de energia no meio rural

13 de novembro de 2017 | Arquivado em Rural | 103 views

Reunião na Farsul com representantes da Federação e dos conselhos de Consumidores da RGE e CEEE, Famurs e Secretaria de Minas e Energia discutiu formas de levar energia em rede trifásica para o meio rural. Houve uma apresentação do programa Energia para Todos, por parte do diretor de Planejamento e Programas da Secretaria de Minas e Energia, José Francisco Pereira Braga, que traçou um panorama da situação do fornecimento de energia do Estado. O Rio Grande do Sul tem quase 500 mil consumidores rurais e as redes elétricas que atendem a estes clientes somam 161,5 mil quilômetros, mas 64% destas são monofásicas ou bifásicas, o que significa que estas propriedades são atendidas por luz elétrica, mas não dispõem de energia com estabilidade suficiente para operar o maquinário requerido por diversas atividades produtivas.
A implantação da rede trifásica é importante por permitir o uso de equipamentos tais como estufas, resfriadores, pivôs de irrigação e diversos outros maquinários que são usados na produção de leite, aves e suínos e cultivo de grãos, como o arroz. O diretor da Farsul Fábio Avancini Rodrigues reitera a importância de ampliar a capacidade energética do interior do Estado: “os equipamentos de hoje necessitam de uma carga para funcionar que não é sustentada pelo modelo monofásico. Esta é uma questão estratégica para o desenvolvimento do Estado, já que energia é um dos mais importantes insumos de produção”, avalia.
O vice-presidente do Conselho de Consumidores da RGE-Norte, João Picoli, expôs o plano para fortalecer e expandir a rede no interior do Estado, com custo estimado em R$ 1,6 bilhão, que levaria a rede trifásica para todo o Estado. A intenção é compartilhar o plano com entidades representativas de diversos setores produtivos no Rio Grande do Sul, já que a migração para um sistema trifásico qualificaria a produção rural e aumentaria a produtividade do setor, com reflexos econômicos em toda a cadeia produtiva. A reunião aconteceu no dia 08 de novembro, na sede da Farsul.

.

.Foto: Divulgação Farsul

 

Informações Sistema Farsul


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem