Na balada

Veja todas as notícias desta categoria


Colunistas


Enquete

Qual seu interesse e posição pelas eleições Municipais do ano que vem?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Famílias de agricultores são contempladas com pomares orgânicos em Restinga Seca

27 de agosto de 2019 | Arquivado em Geral | 34 views

Com o objetivo de promover a segurança e a soberania alimentar das famílias do meio rural e a promoção da saúde familiar, a Emater/RS-Ascar, através de um convênio com a Cooperativa Sicredi, entregou na última quinta-feira (22/08) 40 pomares orgânicos, beneficiando 40 famílias de agricultores do município de Restinga Seca.

Por meio da implantação dos pomares domésticos e das práticas agroecológicas, espera-se a produção de alimentos mais saudáveis e nutritivos, diversificando a alimentação das famílias, e proporcionando o aumento da renda familiar. “É muito gratificante desenvolver projetos como esses, onde as famílias são protagonistas e correspondem com o objetivo do projeto”, destaca a extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Restinga Seca, Mariane Roman Menegon.

A ação também tem o objetivo de transformar as 40 unidades de produção familiar beneficiadas em unidades de referência em agroecologia e segurança alimentar, beneficiando assim outras famílias do meio rural e consumidores do meio urbano.

SELEÇÕES

As frutíferas foram selecionadas para suprir as necessidades alimentares ao longo do ano, com isso a família poderá desfrutar destes alimentos em todas as estações, enriquecendo a dieta, sem a necessidade de adquirir nos mercados. Também é objetivo do projeto despertar a consciência para as práticas agroecológicas de produção, produzindo alimentos livres agrotóxicos.

Na fase inicial foi elaborado o projeto levando em consideração a necessidade de diversificação das propriedades. Em seguida foram selecionadas as famílias a partir da observação dos critérios: identificação da família com os princípios do projeto, interesse real e disposição para participar, baixo poder aquisitivo, participar do Programa de Gestão da Agricultura Familiar e ser associado do Sicredi.

Além da contribuição no processo de seleção dos beneficiários, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Restinga Seca realizará todo o acompanhamento técnico e social necessário para a implantação e manutenção dos pomares, contemplando as ações fundamentais para o sucesso operacional do projeto, como a escolha do local, preparo do solo, plantio das mudas, adubação e manejo orgânico.

Teresinha Paim, beneficiária do projeto e vice-presidente da Associação Vovô Geraldo, de Rincão dos Martimianos, diz acreditar que a ação vai agregar muito valor à comunidade. “Nossas famílias poderão desfrutar de alimentos produzidos na própria comunidade, além promover um espaço didático, onde possamos aprender a manejar as frutíferas de forma agroecológica”, avalia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem