Enquete

O que você vai fazer neste feriado de carnaval?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Ex-governador lança projeto envolvendo livro, documentário e fotografias

9 de março de 2016 | Arquivado em Geral, Política | 345 views

Livro e documentário conta a trajetória de Alceu Collares na politica e na vida particular- Foto: Anderson Vargas

Livro e documentário conta a trajetória de Alceu Collares na politica e na vida particular- Foto: Anderson Vargas

A vida do vendedor de laranjas que se transformou no primeiro governador negro da história do Rio Grande do Sul virou filme, livro e exposição fotográfica. Nesta quarta-feira, 09, foi lançado na Fundação Cultural Afiff Jorge Simões Filho o projeto “O Voto e o Pão”, que conta a história de Alceu de Deus Collares, o menino pobre de Bagé que chegou ao Palácio Piratini depois de ser vereador, prefeito de Porto Alegre e deputado federal.

O título O Voto e o Pão é emprestado do poema que Collares compôs nos anos 1970, no auge da ditadura, e declama há quase quatro décadas com o vozeirão que conquistou milhões de eleitores.

Relatos emocionados lembram momentos difíceis de sua vida, a infância humilde, o esforço para se formar em Direito na UFRGS e a identificação com a ideologia trabalhista na defesa dos mais necessitados e princípios de solidariedade. As dificuldades na campanha a vereador, a eleição para a Câmara Federal, onde consolidou sua imagem como um dos principais líderes políticos do país na luta contra a ditadura e defensor dos trabalhadores também estão presentes nos depoimentos dele, familiares, amigos, companheiros de partido e assessores.

Alceu Collares recorda ainda o período em que esteve à frente da Prefeitura e do Governo, onde reergueu as finanças do Estado e alcançou um dos maiores índices de desenvolvimento da economia gaúcha, conforme estudo de técnicos do setor. A obstinação em implantar uma forma de participação da sociedade nas decisões relativas à aplicação do orçamento e a coragem de ser o primeiro governador do país a abrir os arquivos da ditadura militar estão nas obras que retratam a história de Collares.

O ex-governador Collares assinou os livros com dedicatória aos presentes – Foto: Anderson Vargas

O ex-governador Collares assinou os livros com dedicatória aos presentes – Foto: Anderson Vargas

Lançamento Livro Collares (13)

Collares contou um pouco do conteúdo do projeto e ainda agradeceu a presença e a alegria de todos – Foto: Anderson Vargas

 


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem