Reportagem- Luís Garcia
A Operação
Nesta terça-feira, 1º de fevereiro, a Polícia Civil de São Sepé, com a coordenação da delegada Carla Almeida, cumpriu mandados judiciais na localidade de Jazidas, interior de São Sepé, no combate ao abigeato.
Na tarde de hoje, a delegada falou a nossa reportagem sobre a operação que contou com a participação de 18 policiais civis., DECRAB Bagé, DECRAB Alegrete, São Sepé, Santa Maria e Formigueiro, somados a 6 agentes da Inspetoria Veterinária de São Sepé, Santa Maria e Faxinal do Soturno.
Sobre crimes de abigeato
A delegada informou que o abigeato tem crescido em São Sepé e que a polícia está intensificando as ações nos últimos meses.
Salientou que o crime de abigeato é difícil de ser investigado, pois geralmente acontece à noite e as extensões rurais são muito amplas para monitoramento, além de ocorrerem em localidades distantes, fundos de campos, locais sem sistema de vigilância e proprietários não residindo nas fazendas, além de muitas vezes o gado não estar marcado.
As prisões de hoje
A delegada confirmou que dois homens foram presos e foram cumpridos mandados de busca e apreensão na propriedade dos indivíduos suspeitos do crime de abigeato e que estão sendo investigados pela DP de São Sepé.
Carla Almeida informou que os dois além de serem suspeitos de abigeato, também estariam ameaçando com arma de fogo as vítimas.
A policia encontrou na residência de ambos armas, marcas, tapa marcas, gado sem procedência e um número de animais maior do que constava nas fichas da Inspetoria Veterinária.
O Gado apreendido
A delegada informou que o gado que não tem procedência e foi apreendido, uma parte pela polícia e outra pela Inspetoria Veterinária, enquanto não houver a comprovação da propriedade, os animais vão permanecer apreendidos.
Decisão sobre fato de hoje:
Como os dois homens foram enquadrados apenas pelo crime de posse ilegal de arma, a delegada informou que foi arbitrada uma fiança, sendo que apenas um dos indivíduos pagou e foi solto. Já o outro não pagou a fiança e foi levado para o Presídio de São Sepé.
Seguimento da investigação:
A delegada não informou se mais pessoas estão sendo investigadas, pois segundo ela, a operação ainda está em curso e que a polícia segue trabalhando forte no sentido de coibir esse tipo crime em São Sepé e região
A policia não informou o nome dos dois suspeitos que foram presos nesta madrugada em Jazidas.
.