Enquete

O alerta do coronaviris está mudando a sua rotina?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Entregue cercamento da Escola Acácio Antonio Vieira em Formigueiro

12 de março de 2020 | Arquivado em Geral | 83 views

Beneficiando a comunidade escolar da localidade do Fundo do Formigueiro, foi entregue na manhã desta terça-feira, 10, o cercamento no entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Acácio Antônio Vieira. O cercamento também abrange a Unidade Básica de Saúde (UBS) local. A obra foi executada com recursos oriundos do Poder Judiciário do Fórum de São Sepé e recursos próprios do município.

A criação do projeto foi um trabalho conjunto entre a Prefeitura e a Câmara de Formigueiro. Cada um recebeu R$ 8 mil do Judiciário, valor que foi unido, somando R$ 16 mil. Uma complementação foi feita através de recursos próprios.

O Juíz de Direito, Dr. Francisco Schuh Beck, explicou sobre o recurso. “O prefeito [Jocelvio Cardoso] e a secretaria de educação [Isabel Fantinel] estiveram algumas vezes levando a situação da escola. Essa é uma situação que o Poder Judiciário pode contribuir com a gestão pública. Pessoas que respondem por crimes menores, podem fazer acordos com o Ministério Público. Quem faz esse acordo e negocia o valor é a promotora. Esses valores ficam depositados em uma conta única, sobre administração do juiz da comarca. Uma vez por ano é aberto edital para decidir quais projetos serão beneficiados”, disse.

O prefeito de Formigueiro, Jocelvio Cardoso (Xirú), destacou a união. “O cercamento é uma necessidade antiga da escola, e sempre tivemos consciência disso. Então a gente [Executivo] se reuniu com a Câmara e fez o projeto junto. Após, fomos buscar a parceria do Poder Judiciário. É importante encontrar pessoas que estejam dispostas a construir. É difícil, mas quando a gente a se propõe com essa intenção, quando a gente da a mão e recebe a mão, conseguimos construir”, comenta.

A diretora da escola Andreia Santos classificou o cercamento como “a realização de um sonho” e acrescentou: “Temos turmas do pré ao 5º ano do ensino fundamental. Recebemos alunos que tem apenas 4 anos de idade. O cercamento vai garantir a segurança dessas crianças. Antes até alguns carros e motos que estavam apenas cruzando entravam no pátio. Agora, só terão acesso aqueles que tiverem algum vinculo com a escola”.

A Promotora de Justiça Dra. Anahi Gracia de Barreto abordou assuntos direcionados aos pais de alunos que estavam presentes na cerimônia. “É importante que os pais vivenciem a vida escolar dos filhos. Estejam presentes na escola para acompanhar o desenvolvimento. A escola é a nossa segunda casa e aqui a gente tem o conhecimento que a gente vai levar pro resto da vida. Sempre digo para os pais manter os filhos estudando, manter essa motivação, pois se tem alguma coisa que podemos deixar para os filhos é o estudo. Quanto a obra, eu também sou mãe e, realmente, sem o cercamento, fica uma insegurança na hora do recreio”, relata.

Para encerrar a solenidade, a aluna Priscila, do 5º ano da Escola, leu uma carta em forma de agradecimento ao prefeito por ter construído o cercamento.

Fonte: Prefeitura Municipal de Formigueiro


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem