Na balada

Veja todas as notícias desta categoria


Colunistas


Enquete

Você concorda com o fechamento da rua em frente ao Centro Cultural para lazer das crianças?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Domingo é dia de celebrar Nossa Senhora da Medianeira

9 de novembro de 2018 | Arquivado em Diversos, Geral, Religião | 7.539 views

 

Mais de 300 mil pessoas são esperadas no domingo- Ronald Mendes/Agência RBS

 

Está tudo praticamente pronto para a 75ª Romaria Estadual de Nossa Senhora da Medianeira de Todas as Graças, no próximo domingo (11). Milhares de pessoas devem acompanhar a procissão. Para receber bem os romeiros, a Prefeitura preparou uma grande estrutura que envolve diferentes secretarias do Executivo.

Certa de que a união de forças é a melhor estratégia para realizar uma grande procissão, à altura do valor religioso e simbólico da Romaria, a Prefeitura coordenou diferentes tarefas ao longo das últimas semanas. Por determinação do prefeito Jorge Pozzobom e do secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, que coordenaram as atividades pelo Executivo, foram feitas as limpezas do Parque da Medianeira, revisadas a iluminação, montadas estruturas, recuperadas sinalizações, organizada a mobilidade para veículos e transporte coletivo, reforçadas as pinturas, bem como realizada a venda de lotes para comerciantes.

“Este é considerado o maior evento religioso do Rio Grande do Sul, por isso estamos protos para receber os fiéis na nossa Santa Maria”, destacou o prefeito Pozzobom.

Ainda, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar a Unidade Móvel e ambulância; a Secretaria de Meio Ambiente irá colocar contêineres para recolhimento de lixo; a Casa Civil disponibilizará os banheiros químicos.

TRANSMISSÃO AO VIVO

As rádios Medianeira FM 100.9 e FM 102.7 transmitem a Romaria a partir das 5h de domingo. A Missa no Altar Monumento terá transmissão, ao vivo, também pela Rede Vida de Televisão, para todo o Brasil.

MISSA CAMPAL

Este ano, a Missa Campal da Romaria, celebrada em frente ao Altar Monumento, será presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará. Neste ano são esperados mais de 400 mil peregrinos, que além de pedir e agradecer às graças alcançadas através da Mãe Medianeira de Todas as Graças, poderão ainda ver de perto a nova Fonte da Medianeira e o Monumento dos 300 anos de Aparecida, que foram inaugurados no último dia 12 de outubro.

CARAVANAS

Para este grande evento de fé e devoção é esperado caravanas de diversas cidades do Rio Grande do Sul e também de outros estados que percorrem milhares de quilômetros para pedir graças e agradecer de perto a Mãe Medianeira. Una-se a essa corrente de orações, seja você também um romeiro!

COMERCIALIZAÇÃO

Esta sexta-feira (09), é o último dia para os comerciantes adquirirem os lotes na Prefeitura (1º andar do Centro Administrativo Municipal – Sala 68). Até o momento foram comercializados 84 espaços, dos 197 disponíveis. Ressalta-se que, no sábado (10), as vendas ainda serão feitas em frente à Basílica da Medianeira, das 13h às 20h. Quem não adquirir os lotes – vendidos por R$ 321,59 cada – e comercializar produtos na rua , está sujeito a fiscalização e recolhimento de mercadorias.

SEGURANÇA

Guarda Municipal de Santa Maria, Brigada Militar e Polícia Civil farão, novamente, um trabalho integrado de segurança pública. No ano passado, no mesmo evento, nenhuma ocorrência foi registrada devido ao aparato policial montado para garantir a segurança dos romeiros. Por isso toda a estrutura será organizada mais uma vez, contando com a Plataforma de Observação Elevada (POE) da BM, que conta com 16 câmaras fazendo o monitoramento da região em tempo real, bem como com um helicóptero com câmeras modernas e com sensores térmicos para detectar armas.

MOBILIDADE URBANA, TÁXIS E TRANSPORTE PÚBLICO

A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que haverá fechamento em vias de acesso ao Santuário da Medianeira e também em ruas onde a procissão irá passar. O bloqueio inicia às 6h30min e deve encerrar às 18h30min. Conforme os romeiros forem passando, as ruas vão sendo liberadas.

Ressalta-se que, para atender a população, haverá alteração nos itinerários do transporte público, bem como serão instalados dois pontos de táxis para prestar o serviço. Todas as informações sobre horários e itinerários podem ser acessadas aqui.

Para melhor atender a comunidade de Boca do Monte, a Secretaria de Mobilidade autorizou horários extras na linha do distrito.

Saída da rodoviária: 12h e 17h30min (Santo Antônio)

Rua Barão do Triunfo com Medianeira: 12h15min e 17h45min

Saídas de Boca do Monte: 7h (Quebra dente); 7h (Santo Antônio); 13h15min

As demais linhas e horários permanecem sem alterações.

Pontos Provisórios De Táxis:

Rua Farrapos esquina Rua Argemiro Quevedo

Avenida Medianeira esquina Visconde de Pelotas

VIAS QUE SERÃO BLOQUEADAS*
– Avenida Rio Branco com Rua Silva Jardim;
– Avenida Rio Branco com Rua dos Andradas;
– Rua Venâncio Aires com Rua Floriano Peixoto;
– Rua Astrogildo de Azevedo com Rua Floriano Peixoto;
– Rua Professor Braga com Rua Tuiuti;
– Rua Tuiuti com Rua Riachuelo;
– Rua Riachuelo com Rua Pinheiro Machado;
– Rua José Bonifácio com Rua Professor Braga;
– Avenida Medianeira com Rua Gen. Neto;
– Avenida Fernando Ferrari com Rua João Rolim;
– Rua 19 de novembro com Travessa Paraíba;
– Rua Paraíba com Travessa Paraíba;
– Rua 12 de outubro com Rua José Carlos Kruel;
– Rua Floriano Peixoto com Rua 24 de Fevereiro;
– Rua Marquês do Herval com Rua D. Pedro II;
– Rua Duque de Caxias com Rua Dr. Theodorico;
– Rua Heitor Campos com Rua Dr. Theodorico;
– Rua General Osório com entrada Residencial Madre Paulina;
– Avenida Medianeira com Rua Visconde de Pelotas;
– Rua Barão do Triunfo com Rua Farrapos;
– Travessa Medianeira com Rua Farrapos;
– Rua Conde de Porto Alegre com Avenida Presidente Vargas;
– Rua Duque de Caxias com Avenida Presidente Vargas e
– Rua Floriano Peixoto com Rua Felipe de Oliveira.
*Alterações podem ser realizadas para melhorar a mobilidade

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)

 

 


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem