Enquete

Qual time gaúcho tem mais chances de ser campeão do Brasil?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Dia de Gre-Nal é dia de zoação – Sérgio da Silva Almeida

1 de outubro de 2020 | Arquivado em Opinião | 30 views

Sérgio da Silva Almeida

Jornal inglês elegeu o Gre-Nal como o nono maior clássico do futebol mundial, e o de maior rivalidade do Brasil. O duelo argentino Boca Juniors e River Plate encabeça a lista, seguido pelo espanhol Barcelona e Real Madrid. E sábado tem Gre-Nal (de novo!), dessa vez válido pelo Brasileirão. Após a vitória na semana passada pela Libertadores, os atletas gremistas fizeram o número “10” com as mãos e posaram para foto no vestiário em clima de zoação ao arquirrival. Não é para menos, considerando que nos últimos 10 clássicos, foram seis vitórias e quatro empates.

Entretanto, o jejum mais longo em Gre-Nais foi o colorado que impôs ao tricolor. No início da década de 1970 o Inter permaneceu 17 clássicos sem perder. E o ídolo gremista Tarciso, desabafou: “Sinceramente, não aguento mais perder para o Internacional”.

O que não pode faltar depois do Gre-Nal são as zoações. Antigamente, a corneta era mais entre amigos e familiares – e sempre tinha aquele que ficava irritado quando era zoado. Agora, graças à internet, a zoação rola na base da amizade e do bom humor nas redes sociais e é uma atração à parte. Um internauta tirou sarro de seu amigo policial militar aposentado – famoso por “cobrar” as apostas de packs de cervejas que ganha – no Facebook: “Por gentileza, estou procurando um amigo que desapareceu. Estamos preocupados! Ele é mais conhecido como Véio do Canto do Rio. Telefone para contato 190”. Outro compartilhou o post da vez: “Se todo mundo ficasse quietinho e escondido que nem colorado depois de Gre-Nal, o vírus já tinha acabado!”. Eu, após o gol do Pepê, espalhei memes no Grupo de WhatsApp do GE São José – clube duas vezes campeão gaúcho da segunda divisão do qual fui o primeiro centroavante da história profissional em 1993, e finalizei: “Já que os colorados sumiram do grupo, vou dormir!”. Minutos depois, não resisti e repliquei o plágio da velhinha do “alerta da chuva”: “O Inter tá perdendo aí? Aqui tá perdendo!”. E um amigo colorado ficou pistola: “Ué, você não disse que ia dormir?”.

Gre-Nal e zoação são duas palavras que não conseguem andar separadas. Tirar onda do perdedor faz parte do jogo. E ele que escolha as desculpas que vai usar para justificar a derrota. Ah, e se ficar de mau humor é porque não aprendeu a encarar o futebol com menos seriedade e mais alegria. Como diz o poeta: “Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras”.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem