Enquete

Onde deve ser construído o banheiro público de São Sepé?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


De 2009 a 2019, o que mudou? Sérgio Almeida

23 de janeiro de 2019 | Arquivado em Opinião | 76 views

 

 

De 2009 a 2019, o que mudou?

 

 

O 10 Years Challenge (Desafio dos 10 Anos) invadiu as redes sociais. A brincadeira consiste em postar uma foto tirada em 2009 ao lado de uma imagem atual. A montagem tem o intuito de mostrar como a aparência do usuário mudou na última década.

Não aderi ao desafio, mas achei legal. Notei que alguns usavam barba e hoje não usam mais. Outros não usavam barba e hoje estão barbudos. Alguns eram barrigudos e hoje conquistaram um corpo sarado. Outros tinham um tanquinho e hoje estão pouco se lixando para a barriga. Alguns não tinham cabelos brancos e hoje assumiram os fios grisalhos sem neura. Outros não tinham rugas e hoje as linhas de expressão aparecem mesmo quando não ri. Mas veja bem: pegar uma foto atual e comparar com uma de 10 anos atrás joga uma verdade na nossa cara: a batalha contra o tempo já nasce perdida, pois a previsão do tempo é igual para todos: ele não para!

E tem mais! A cultura do exibicionismo nas redes sociais nutre expectativas pouco realistas: ser feliz, saudável, inteligente, bonito, popular, admirado – o tempo todo! E faz parecer que o caminho para a felicidade se resume a compartilhar algo que exalte a aparência física ou o estilo de vida. Que fique claro: a maioria das pessoas é como eu e você: mais felizes e bem resolvidas no ambiente virtual do que no mundo real.

Assim sendo, uma ótima oportunidade para reflexão é a montagem postada no Facebook pelo jovem canelense William Barreto. Trata-se de uma imagem dele de 2013 olhando para a câmera e exalando fumaça pela boca (e a legenda “Sem Jesus”), ao lado de duas atuais, uma recebendo oração e outra pregando na igreja (e a legenda “Com Jesus”). Seguida do comentário: “Não fazem 10 anos, mas é só para dizer que também existe esperança para você”.

 

 

 

 


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem