Na balada

Veja todas as notícias desta categoria


Colunistas


Enquete

Você aposta na classificação dos times gaúchos na Libertadores 2020?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Convênio com Cardiologia permite abertura de Hospital de Santa Maria

11 de junho de 2018 | Arquivado em Diversos, Geral | 117 views

O governo do Estado e o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul / Fundação Universitária de Cardiologia assinaram convênio na manhã desta segunda-feira (11), no Palácio Piratini, para a instituição assumir a gestão do Hospital Regional de Santa Maria. O hospital 100% SUS terá 240 leitos e abrirá de forma gradual. A previsão é que o ambulatório, que servirá de apoio à rede básica, comece a operar em 30 dias, seguido do ambulatório de reabilitação e da área de cuidados prolongados.

“A escolha do Instituto de Cardiologia nos deixa muito satisfeitos e se justifica totalmente por se tratar de hospital de excelência, com expertise de gestão. Para nós, saúde pública é um assunto sério. Por isso, buscamos resolver esse desafio com atitude e não com discurso. Esse momento é uma grande notícia para Santa Maria e região. Uma conquista construída com muito respeito aos santa-marienses e ao lado de uma instituição com elevada credibilidade institucional e técnica”, afirmou o governador José Ivo Sartori.

Sartori: "Momento é uma conquista construída com muito respeito aos santa-marienses"
Sartori: “Momento é uma conquista construída com muito respeito aos santa-marienses” – Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O secretário da Saúde, Francisco Paz, ressaltou que o hospital funcionará como referência regional e estadual, atendendo as demandas da atenção básica da 4ª Coordenaria de Saúde, que abrange 32 municípios e cerca de 500 mil pessoas. “A abertura do hospital será em etapas. E, em pleno funcionamento, será referência em alta complexidade estadual em neurologia e tramauto-ortopedia. Também contará com leitos de UTI adulta, pediátrica e neonatal”, acrescentou.

O diretor-presidente do Cardiologia, Marne de Freitas Gomes, disse que a instituição já estabeleceu a programação para o funcionamento da unidade hospitalar. “Vamos atuar no tratamento, prevenção e reabilitação das principais doenças que afetam a população”, informou.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, lembrou a longa trajetória de luta pela abertura do hospital. “O projeto de construção iniciou em 2003. A obra começou em 2010, com recursos estaduais e do Ministério da Saúde, em terreno doado ao Estado pela Família Schons. Mas foi só no governo Sartori, que a edificação finalmente foi concluída, em 2016”.

“Essa é uma história longa, mas vitoriosa. Graças a uma ação integrada, podemos realizar o sonho dos santa-marienses”, completou o ex-prefeito da cidade e atual secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. O custo da obra foi de cerca de R$ 70 milhões. A área total do hospital é de 20 mil metros quadrados. A infraestrutura de acesso viário foi executada pela prefeitura.

Também prestigiaram o ato o procurador-geral do Estado, Eusébio Ruschel, deputado federal Darcísio Perondi, e o ex-secretários de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira.

 

Fonte:Goveerno RS.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem