Enquete

Você aposta na classificação dos times gaúchos na Libertadores 2020?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Chuva provoca queda de árvores e exige atenção redobrada de motoristas nas estradas

30 de outubro de 2019 | Arquivado em Geral | 419 views

Devido as fortes chuvas os motoristas devem redobrar atenção, pois vários trechos das rodovias tiveram árvores caídas.

 Os fortes ventos provocaram a queda de várias árvores, com isso os motoristas devem ter muito cuidado nas rodovias, alerta a PRF.

O que fazer para evitar a aquaplanagem

Não ande em velocidades muito altas. Essa é a principal dica para evitar que aconteça a aquaplanagem, mesmo com pneus em ótimas condições, pois quanto maior a velocidade do carro e mais profunda for a poça de água, a chance de acontecer aumenta.

Portanto, quando há muita chuva, mantenha uma velocidade segura, no qual você esteja com o controle absoluto do carro e não corra riscos desnecessários. Antever o problema é outra dica: quando perceber uma poça à frente, reduza a velocidade e não acione nem o acelerador, nem o freio. Apenas mantenha-se com as mãos bem firmes na direção.

É importante lembrar que deve-se evitar pneus mais econômicos e de marcas desconhecidas. Isso tem influência no comportamento do carro: no piso seco podem até cumprir com a função correta, mas no molhado costumam oferecer pouca ajuda e a aquaplanagem pode tornar-se corriqueira.

Se mesmo depois de todos esses cuidados, você ainda se sentir inseguro e com medo de sofrer uma aquaplanagem, há algumas outras medidas essenciais a serem tomadas. Primeiramente, reduza a velocidade e assim que você sentir que o carro não está mais no seu controle, tire o pé do acelerador.

É importante ressaltar que você não deve jamais pisar no freio durante a aquaplanagem. A probabilidade do carro girar ao acionar o freio é gigantesca.

Mantenha as mãos firmes no volante para que o veículo não rode, pois, qualquer movimento brusco pode causar isso. Após alguns segundos, mexa levemente o volante para os lados para sentir se o carro já passou pela poça, mas, novamente, não faça movimentos rápidos.

Agora, se a aquaplanagem acontecer numa curva, mantenha o volante voltado para traçar a curva em que você estiver fazendo e não vire mais até recuperar o controle do carro, espere que o caminho se complete para fazer mudanças de direção. Mantenha-se calmo, pois essa situação em sinuosidades, em geral, é um pouco mais complexa do que em retas.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem