Chama Crioula foi da Fazenda Boqueirão para Formigueiro nesta sexta-feira

10 de setembro de 2021 | Arquivado em Geral | 321 views

Na manhã dessa sexta-feira,10, aconteceu na Fazenda Boqueirão, a distribuição da Chama Crioula, para os municípios de Formigueiro e São Sepé.


A Fazenda Boqueirão, existe desde o século XVIII, e mantém um “fogo de chão” acesso permanentemente ao longo dos anos. O fogo que já serviu para aquecer tropeiros, nos dias de hoje ainda é mantido pela família Simões Pires.
Na cerimônia dessa manhã, estavam presentes, autoridades municipais de Formigueiro e São Sepé, além de patrões de CTGs dos dois municípios, representantes da 13ª Região Tradicionalista e representantes da família Simões Pires, através da proprietária Gilda Pires.


O prefeito Xirú de Formigueiro, fez a abertura do evento falando da importância de manter as tradições gaúchas. Ele entregou o símbolo da cavalgada deste ano do município, o “Troféu o Laçador” a proprietária da Fazenda Fogo de Chão, Gilda Maria Pires.


Gilda falou emocionada em poder distribuir a Chama Crioula de dentro do Galpão da Fazenda, que mantém o Fogo de Chão, acesso a praticamente dois séculos.


O coordenador da Cavalgada, Paulo Verni Barreto, relembrou a infância que passou na Fazenda e falou do orgulho de receber o símbolo das comemorações farroupilhas diante do fogo secular da Fazenda.


Após os pronunciamentos, a Chama Crioula foi acessa direto do Fogo de Chão, por Gilda Faria Pires, que entregou ao coordenador Barreto, que passou para filha Glória Barreto, entregar ao o prefeito Xirú.
Glória representou as mulheres, já que esse ano a homenagem é para a heroína farrapa, Anita Garibaldi.

Na saída do Galpão, o prefeito Xirú e Alex Vasconcelos, representante da 13ª Região Tradicionalista, fizeram a fusão das Chamas, na sequencia da cerimônia, o prefeito foi responsável pela entrega da Chama Farroupilha, para João Batista Silveira Vargas, homenageado da XXII Cavalgada do Município.


Na sequencia os cavalarianos começaram o deslocamento da Chama até Formigueiro, onde neste sábado, será integrada aos Gaúchos que farão a “XXII Cavalgada Abraço a Terra Fofa”. A saída será da Praça Central, após a cerimônia Cívica de abertura às 8h.


Pelo município de Formigueiro participaram as seguintes autoridades e representantes do município.
_ Prefeito Xirú
_ Gilson Murilo Severo, vice prefeito
_ Pablo Milani, O presidente da Câmara de Vereadores
_ Isabel Fantinel, Secretária de Educação do Município
_ Morvan Morais, Diretor do Transporte Escolar
_ Kauani Bender, chefe de Gabinete do Prefeito Xirú.
Pelos CTGs do Município
_ Carlos Oneide Falcão, patrão do Ctg Coxilha Verde
_ Ricardo Simões, vice patrão do Ctg Os Carreteiros
Fonte: Assessoria da PMF


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

    Nome (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Mensagem