Enquete

Você aposta na classificação dos times gaúchos na Libertadores 2020?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Celebrada a tradicional missa de São Brás em São Sepé

4 de fevereiro de 2016 | Arquivado em Geral, Religião | 433 views

A paróquia Nossa Senhora das Mercês de São Sepé celebrou, na terça-feira (3), a tradicional Bênção da Garganta. No dia em que a Igreja Católica celebra a Festa de São Brás, protetor da garganta, os fiéis puderam obtê-la durante a Missa, celebrada pelo Padre Gerson Gonçalves.

Quem foi São Brás?

São Brás nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. Segundo a tradição católica, Brás era um médico que sempre deu muito valor à parte espiritual. Por conta da dedicação e do cuidado com seus pacientes, teria conseguido muita evidência na comunidade cristã.

Depois de intensa perseguição religiosa, o médico teria se refugiado em um lugar solitário e longínquo. Porém, após ser descoberto e preso, foi duramente torturado e degolado no ano de 316.

Foi exatamente durante suas torturas que surgiu a fama de protetor da garganta. De acordo com o catolicismo, uma mãe desesperada levou a Brás seu filho que estava engasgado com uma espinha de peixe. O menino teria sido curado milagrosamente.

Hoje, São Brás é bastante invocado na cultura popular quando alguém se engasga. Para tanto, existe até a rima “São Brás, São Brás, ajuda este rapaz. São Brás, São Brás, desengasga por trás. São Brás, São Brás, para frente e para trás, No prato tem mais”.

Bênção:

O sacerdote traz na mão esquerda duas velas bentas, em forma de cruz, ligeiramente abertas, que são comprimidas de encontro à garganta da pessoa, e pronuncia a bênção:

–Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, defenda-te Deus contra os males da garganta e contra qualquer outro mal, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

.

.

.

.

.

.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem