Para que uma pessoa prospere, é necessário saber para onde ela está indo. Porém, há os que não sabem como definir objetivos, o que pretendem alcançar. Assim vivem sonhando, mas nunca saem do sonho. Por isso, é crucial definir um objetivo de vida e se perguntar: Como sei se meu objetivo é verdadeiro? Se não estou colocando ação, ele não é real. Portanto, é necessário estabelecer metas, dar a “cara para bater” lutando para alcançá-las, criar alternativas e nunca se dar por vencido. E seguir o conselho: “Não mude o sonho, mude o planejamento.
Eu não me permito viver sem um sonho, uma visão, um propósito. Do contrário, é como viver sem ar. Necessitamos respirá-lo constantemente. Nunca devemos dizer: “Durante algum tempo respirarei profundamente, assimilando uma quantidade de ar. Depois de estar completamente preenchido, não necessitarei mais respirar”. Nós jamais cessaremos de respirar e nunca devemos nos afastar do ar. Não podemos pensar que uma vez que fomos preenchidos, não haverá necessidade de respirar novamente. Caso paremos de respirar, estaremos mortos após alguns minutos.
A experiência de ter um objetivo, um sonho, um propósito bem definido, é como respirar. Precisamos sonhar a cada momento. Devemos permanecer sonhando para termos vida, pois uma vez sem objetivos, estaremos sem rumo. Não me preocupo com a idade, somente uma coisa me incomoda: se estou sonhando, se estou apegado firmemente à visão que Deus colocou em meu coração. Devo estar a todo instante e de forma apaixonada buscando realizar meu propósito. Essa visão que me dá vida é como o ar: devo respirá-la incessantemente.
Por isso, quero entusiasmá-lo a tirar o “bumbum” da cadeira, sair da arquibancada da acomodação, pular para dentro do campo, despontar na multidão e correr atrás daquilo que Deus lhe mostrou. Como disse Victor Hugo: “Eu caminho vivo, no meu sonho estrelado”.