Câmara aprova PL que permite ao Executivo investir em energia solar fotovoltaica

13 de maio de 2021 | Arquivado em Geral, Política | 117 views

Mesa Diretora do Legislativo de São Sepé

A Câmara de São Sepé aprovou na noite de terça-feira, 11, o PL 023/2021 de autoria do Executivo, que altera a lei municipal nº3. 953 de 21/10/2020 que colocava como obrigatório a utilização de recursos da venda da área de imóvel da prefeitura para a aquisição de outra área para a construção de um novo distrito industrial.

De acordo com a exposição de motivos do projeto, a prefeitura justificou que não é prioridade no momento a compra de um novo espaço destinado a área industrial, visto que há outros investimentos emergenciais e que podem trazer retorno mais imediato ao município.

Com isso, o executivo tem a intenção de instalar um sistema solar fotovoltaico no telhado do Ginásio de Esportes Nery Bueno Lopes para abater o consumo próprio do local e de outros prédios públicos da administração.

Uma simulação feita no Portal Solar para ser utilizada como base para analisar a viabilidade técnica e financeira do investimento constatou que com o recurso da venda do imóvel é possível instalar um sistema de 90,7 kWp para uma geração média de 10.036,5 kWh/mês, trazendo uma economia anual de R$ 102.212,82 reais.

O investimento retornaria em aproximadamente três anos só com a economia nas contas de energia de prédios públicos do município. O PL foi aprovado por nove votos a um.

O vereador Humberto Stodutto (PP) votou contrário alegando que no corpo do projeto não constava a destinação do recurso.

“Não concordo que seja dessa forma, se fosse necessário depois poderia ser feita uma alteração, por essa razão meu voto é contra”, alegou ele. Já o vereador Tavinho Gazen (PDT) defendeu que não se pode vincular receita com a despesa.

“Ainda sim está manifestado na exposição de motivos do projeto a intenção da prefeitura com o dinheiro arrecadado na venda do imóvel”, disse o vereador.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

    Nome (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Mensagem