Enquete

O que mais impacta na sua vida as restrições por causa do coronavírus?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Cães sofrem e fogem dos barulhos de fogos, começam as buscas de cães perdidos

2 de janeiro de 2020 | Arquivado em Geral | 529 views

As redes sociais amanheceram repletas de postagens de animais desaparecidos na manhã desta quarta e quinta-feira. Os animais, principalmente cães, fugiram de suas casas em razão da aflição causada pelo barulho dos fogos de artifício, disparados na véspera de Ano Novo.

Fogos de artifícios já são um tema polêmico em São Sepé, e vêm à tona sempre quando as festas de final de ano se aproximam. Isso porque a audição dos cães é apurada e o barulho decorrente da queima os atinge. E não só cães, gatos e até mesmo aves são afetadas com o forte ruído das explosões.

Em função disso, vigora em São Sepé  uma lei que proíbe fogos de artifício com efeitos sonoros, o projeto de autoria do vereador Renato Rosso (PP), que proíbe a soltura de fogos de artifício de estampido na área urbana do município.

O decreto considera que o barulho que emitem sons acima do permitido – o caso dos fogos de artifício tradicionais – prejudica à audição sensorial não só de animais, mas de crianças, idosos, pessoas com transtornos mentais, síndrome de down, autistas e com deficiência auditiva, inclusive as que utilizam aparelhos.

Se para os humanos o som da explosão de fogos de artifício pode incomodar e assustar, imagine quais são os impactos dos fogos de artifício em animais domésticos, que possuem ouvidos muito mais sensíveis a barulhos e ruídos?

O barulho dos fogos de artifício deixa os animais desesperados. Eles fogem, se machucam, têm ataques de pânicos, desmaios e alguns chegam até a falecer, tamanho é o estresse causado pelos ruídos dos fogos.

O vereador Renato Rosso informa que está estudando uma nova legislação que endureça tanto a soltura de fogos quanto a venda.

Fernanda Rosa, tutora do cachorrinho Banzé com pelo mesclado de preto, branco e marrom que ilustra a capa da matéria, está a procura dele desde a virada do ano. Ele desapareceu na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades do pamade.

Informações sobre o cãozinho ligar para (55) 99959 1239, e será gratificado.


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem