A exemplo de alguns atletas e ex-atletas profissionais, há alguns anos, no fim do ano, eu tenho o costume de organizar o Jogo Solidário do ASA (Amigos do Sérgio Almeida) em Cachoeira do Sul. E tão logo os primeiros raios de sol de dezembro invadiram meu quarto, eu me pus a pensar sobre qual instituição beneficiaria através da 5ª edição devido às anteriores terem contado com bom público e arrecadação de meia tonelada de alimentos para o asilo da cidade.
Até que, andando de bobeira pela rua, notei a coordenadora pedagógica e a psicóloga da Casa da Criança Sagrado Coração de Jesus pedindo donativos em uma empresa. E, sem querer querendo, acabei me intrometendo na conversa. Resultado: poucas horas depois, eu estava sendo recebido pela irmã Josete Pedron, diretora da instituição socioassistencial que oferece oportunidades para desenvolver talentos e cultivar valores humanos e cristãos para estudantes da rede pública de ensino.
Irmã Josete, alegre e atenciosa, enquanto me mostrava as instalações, me contou que a instituição oferece para as cerca de 140 crianças e adolescentes, que têm entre 6 e 15 anos de idade, além de lanches e almoço, sala de leitura e oficinas de informática, culinária, artesanato, customização, esportes, teatro, dança e música.
“Esses foram nossos primeiros instrumentos musicais”, me disse, apontando para as latas de querosene e galões coloridos no armário (foto). Me lembrei de quando eu era criança e cantarolava batendo com uma colher de pau nas panelas de minha mãe, não me contive: “Irmã, se eu organizar um jogo de bola para arrecadação de alimentos, estarei fazendo as crianças felizes?”. Ela abriu um sorrisão simpático e respondeu: “Muito! E todos os que colaboram com esta instituição encontram seguro abrigo no Coração de Jesus”.
Assim nasceu a ideia do jogo do ASA 2021, que acontecerá dia 30, às 20h, e terá transmissão pela página do ZK Sports no Facebook e Rádio Vida 104.9 FM. Será uma noite especial em prol das crianças que um dia batucaram no fundo de uma lata por um futuro melhor!