Enquete

Você concorda ou não com a exploração de carvão em São Sepé?

Ver resultado

Loading ... Loading ...

Previsão do Tempo


Diretor Técnico da Cotrisel avalia andamento da safra

7 de maio de 2019 | Arquivado em Rural | 97 views

.

O Diretor Técnico da Cotrisel Marcelo Sbicigo falou aos ouvintes da Rádio Cotrisel, na última sexta-feira (03), sobre o andamento da safra 2018/2019.

Confira o resumo da entrevista concedida ao programa Espaço Livre:

 

Soja

Nesta safra, a produtividade ficará aquém do esperado. A cultura tinha, aparentemente, maior potencial de produção; no entanto, o que se nota na região de São Sepé são lavouras rendendo a média de 45 sc/ha.

A redução de produtividade foi ocasionada por uma série de fatores climáticos: nos meses de outubro e novembro de 2018, e em janeiro de 2019, ocorreram chuvas excessivas na região, o que impediu o enraizamento adequado da cultura da soja. As plantas criaram apenas raízes adventícias, que são pequenas, finas, praticamente superficiais e que não conseguem se aprofundar no solo para absorver umidade.

Além disso, no fim de fevereiro e início de março, ocorreu uma pequena estiagem, de cerca de 20 dias, que atingiu a fase final das plantas. A soja estava com porte, altura e carga de vagem satisfatórios, e só precisava de umidade para encher os grãos, o que não aconteceu. Assim, com o sistema radicular superficial e a falta de umidade na fase final de formação dos grãos, aliados à incidência de doenças (ferrugem), a produtividade acabou sendo afetada.

Na área de atuação da Cotrisel, cerca de 85% da área de soja já foi colhida e estima-se um recebimento próximo a 3 milhões de sacos do grão.

 

Arroz

Pelo mesmo motivo de excesso de chuvas que afetou a soja, a produtividade do arroz também é baixa na safra 2018/2019.

As lavouras que resistiram às enchentes rebrotaram e foram emitir panícula tardiamente, entre o final de março e o início de abril. Essas áreas serão colhidas até o fim de maio, com a produtividade baixa, entre 4500 e 5000 kg/ha. Já as lavouras que não foram atingidas por enchentes estão apresentando produtividades satisfatórias e com boa qualidade de grãos.

Em função dos fatores citados acima e da redução de área plantada de arroz, a Cotrisel estima o recebimento próximo a 2 milhões de sacos do grão na safra 2018/2019.

Fonte: Cotrisel


Mapa do Site

Fale Conosco

Fale conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem